Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Setor hoteleiro só retomará nível pré-crise em 2022, diz Minor

A Covid-19 provocou o fechamento de diversos empreendimentos em todo o mundo

12/07/2020 11h43

Tivoli Ecoresort Praia do Forte (Bahia) - Foto: Divulgação

Marco Amaral, vice-presidente de operações da rede Minor Hotels na Europa e América do Sul, que detém as marcas TivoliAnantara e NH Hotels, estima que o setor só deve recuperar o nível de atividades pré-pandemia daqui a 2 anos, em 2022.

A crise econômica decorrente da Covid-19 provocou o fechamento de diversos empreendimentos em todo o mundo. No auge da pandemia no Brasil, o executivo viu 90% dos hotéis da rede fechados. Hoje, a maior parte dos 530 empreendimentos da Minor está aberta. Os 3 hotéis presentes no Brasil, porém, ainda estão fechados. Amaral estima que as unidades brasileiras devem retomar as atividades de agosto para setembro.

De acordo com o executivo, foi mais barato manter os hotéis e os restaurantes do grupo fechados durante o auge da pandemia. Com o número alto de contágio no país, restrições de voos e medidas de distanciamento social, os clientes se retraíram e perderam a confiança de sair de casa.

A alta do dólar frente ao real também impactou. A moeda brasileira é uma das que mais se desvalorizaram no mundo. Perdeu mais de 35% do valor ao longo de 2020. Com isso, as viagens internacionais ficam mais custosas para os turistas que querem conhecer outros países. Por outro lado, o mercado nacional fica mais atrativo.

Desde 2015 na Minor, Marco Amaral é responsável pelo desenvolvimento das marcas da rede na América Latina. Além de hotéis, o grupo tem uma das maiores redes de restaurantes do mundo, com 2.300 pontos de venda em 26 países. Residente no Brasil, o executivo falou ao Poder360 na 3ª feira (7.jul.2020). Assista abaixo à entrevista feita por videoconferência (27min44seg).

A Minor

Também chamada de Mint, a companhia é dona de uma vasta rede de hotéis em todo o mundo. São 530 propriedades com as marcas Anantara, Avani, Elewana, Oaks, NH Hotels, NH Collection, nhow e Tivoli, em 56 países. Tem um portfólio de cerca de 80.000 quartos em todo o planeta.

Além de hotéis, o grupo tem uma das maiores redes de restaurantes do mundo, com 2.300 pontos de venda em 26 países.

No Brasil, mantém 3 hotéis: Tivoli Mofarrej São Paulo (São Paulo), Tivoli Ecoresort Praia do Forte (Bahia) e Nh Curitiba The Five (Paraná). Isso representa 686 quartos.