11/03/2025 14h47
Foto: Divulgação
O setor logístico brasileiro está em franca expansão e a tendência é de crescimento contínuo nos próximos meses. Em 2024, o segmento registrou saldo positivo na geração de empregos, impulsionado pelo aumento da produção e do consumo no país. Entre janeiro e outubro o número de vagas abertas na área cresceu 94,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, saltando de 34.288 para 66.765 oportunidades, segundo dados do Banco Nacional de Empregos.
O ramo logístico deve manter essa trajetória de crescimento, ainda que em um ritmo menos acelerado, acompanhando a expansão do consumo e do PIB (Produto Interno Bruto). Outro indicador positivo é o crescimento previsto de 2% do PIB da indústria de transformação em 2025, abrangendo segmentos como indústrias de máquinas, peças e fabricação de bens de consumo, incluindo automóveis, bebidas, medicamentos e roupas.
"É uma reação em cadeia: o consumo cresce, a produção cresce, e os empregos na logística crescem também", explica a coordenadora de Recursos Humanos do Grupo IBL, Regilane Assunção.
Atenta a esse movimento, a IBL Logística, sediada em Guarulhos (SP) e especializada em transporte, distribuição e armazenamento de cargas, está com 19 vagas abertas em funções como assistente de SAC; motorista; operador de logística, analista de qualidade, entre outras áreas. "A empresa busca profissionais qualificados para atuar em diferentes áreas da cadeia logística, reforçando seu compromisso com a eficiência operacional", destaca Regilane.
De acordo com a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), o setor movimenta uma receita bruta operacional de R$ 192 bilhões, representando cerca de 2% do PIB brasileiro. Além disso, a logística é responsável por 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos no país, evidenciando seu impacto na economia nacional. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 1,3 mil operadores logísticos que atendem diferentes segmentos e nichos de mercado.