Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Socicam realiza reforma no Aeroporto de Ilhéus (Ba)

O terminal vai passar por uma atualização completa nos sistemas de tecnologia

17/01/2020 08h18

Foto: Divulgação

A Socicam, empresa que atua no setor aeroportuário, realiza uma grande reforma na infraestrutura e nos sistemas do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), que inclui a atualização de toda a área de tecnologia da informação.

Entre os investimentos que serão realizados em 2020 estão a modernização de todos os sistemas eletrônicos do aeroporto, que passarão a contar com tecnologias usadas pelos principais terminais de cidades como Dubai, Paris, Munique e Las Vegas.

“Neste primeiro momento, nosso foco é construir uma infraestrutura de TI abrangente, que esteja preparada para receber no futuro tecnologias mais avançadas, como sistemas de reconhecimento facial e portões automáticos de check in”, explica Danilo Franzin, Gerente de Inovações Tecnológicas da Socicam.

A modernização dos sistemas eletrônicos inclui novos dispositivos dotados com inteligência artificial, que possuem a capacidade de realizar ações como o disparo de alarmes e acionamento da segurança do aeroporto sem a necessidade de interação humana. Um novo sistema de detecção automática de incêndios será integrado ao sistema de câmeras.

Mais que ampliação da efetividade do monitoramento, as novas tecnologias introduzem um novo conceito de gerenciamento das imagens captadas, a partir do “Foco de Atenção”. Segundo a Socicam, o diferencial dessa abordagem é a utilização da Inteligência Artificial, que é capaz de aprender o comportamento da operação nos empreendimentos e informar eventos e situações atípicas, colaborando para um melhor tempo de resposta.

“O aeroporto de Ilhéus será o pioneiro no processo de padronização tecnológica da Socicam. Queremos que, independentemente do porte, todos os terminais aéreos sob nossa gestão tenham as tecnologias mais avançadas disponíveis”, diz Franzin.