Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

SP tem trânsito e aglomerações no Centro da cidade neste sábado

Capital está na fase 2, laranja, e permitiu retorno gradual de serviços não essenciais

13/06/2020 16h58

Foto: Van Campos/Foto Arena

As ruas do Brás e a Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, tiveram filas, aglomerações e congestionamento na manhã deste sábado (13). Desde a reabertura do comércio, na quarta-feira (10), autorizada pela Prefeitura de São Paulo, a região registra movimentação constante e falhas no cumprimento das regras determinadas pela gestão municipal para a retomada econômica após quase três meses de fechamento por conta da quarentena.

Pelo protocolo, os comércios podem funcionar apenas 4h por dia, e devem intensificar medidas de higiene, distanciamento e controle de fluxo.

O estado de São Paulo registrou, nas últimas 24 horas, mais 213 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Com isso, já soma 10.581 mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Até hoje (13), o estado contabiliza 172.875 casos confirmados, com 31.935 pessoas curadas após terem recebido alta hospitalar. 

Dos 645 municípios paulistas, 578 já registraram ao menos um caso confirmado da doença, sendo que em 306 deles já foi anotado ao menos um óbito.

A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) alcançou hoje 76,4% na Grande São Paulo e 69,4% no estado. Há quase 14 mil pacientes internados no estado com suspeita ou confirmação de coronavírus, sendo 8.488 em enfermarias e 5.387 em UTIs.

Fiscalização

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirma que a Subprefeitura Mooca, responsável pelo Brás, apreendeu mais de 18 mil peças de roupas vendidas irregularmente entre os meses de abril e junho. Nos últimos dois dias 180 lacres foram apreendidos.

As ações são realizadas por 20 equipes durante dois turnos, das 7h às 16h30h e 22h30 às 05h30, por dia, nas regiões do Brás e Pari, em conjunto com a PM.

O texto diz ainda que, além do combate à atividade ilegal de ambulantes, as Subprefeituras fiscalizam diariamente comércios que ainda não tiveram a abertura ao público permitida.

Fase laranja em SP

A capital tem 63% dos leitos ocupados e, por isso, se enquadra na fase 2, laranja, do plano gradual de flexibilização da quarentena estipulado pelo governo de São Paulo. Nesta fase, lojas de rua e imobiliárias podem funcionar pelo período de 4h e fora do horário de pico, enquanto que os shoppings podem abrir das 6h às 10h ou das 16h às 20h, mas com lotação máxima de clientes de 20% apenas.

Para chegar na fase 3, amarela, que tem medidas mais flexíveis para a reabertura do comércio e serviços não essenciais, a ocupação dos leitos em São Paulo precisa estar abaixo dos 60%.

Fonte: G1