Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

SP48 Unica: a Ferrari com exclusividade máxima

Marca de Maranello cria modelo de 720 cv limitado a uma unidade

12/05/2022 09h40

Foto: Divulgação

Se ter uma Ferrari – qualquer uma delas – já é algo para poucos, possuir uma SP48 Unica será coisa que somente um afortunado (em todos os sentidos) poderá concretizar. Baseada na F8 Tributo, lançada em 2019, o carro traz o mesmo motor V8 biturbo de 3.9 litros, que gera 720 cv de potência e 78,5 kgfm de torque. 

Essa unidade especial foi criada por encomenda pela turma encarregada dos Projetos Especiais da Ferrari, chefiada por Flavio Manzoni, e em relação ao modelo de que é derivada, o que mais chama a atenção não é algo a mais, mas sim a menos: ela não tem janela traseira, eliminada sob o pretexto de reforçar sua aparência feroz. 

Além disso, recebeu uma série de retoques e redesenhos, que inclui faróis, grade, entradas de ar, spoiler e esquema de pintura exclusivo. E, por dentro, ganhou revestimento em um tom diferente de alcântara escuro e acabamentos em fibra de carbono igualmente escurecido. 

Nem o preço nem o nome do comprador foram divulgados pela montadora, tampouco os números de desempenho do carro. Estes, no mínimo, serão equivalentes aos da F8 Tributo: 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, velocidade máxima de 340 km/h.

O carro tem tração traseira e câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 marchas. 

Customização sem limites 

Não é de hoje que a Ferrari oferece a seus clientes grandes possibilidades de customização. Na prática, cada modelo encomendado em Maranello tem tantas opções de acessórios, materiais, cores e combinações de acabamentos que dificilmente dois carros produzidos ali serão rigorosamente iguais. 

Na fábrica, inclusive, há uma grande sala para receber esses clientes, que lembra bastante as dos exclusivíssimos ateliês de alta-costura.

Lá há uma infinidade de mostruários com todas essas alternativas, além de simuladores nos quais é possível visualizar como funcionarão determinadas combinações, antes de efetivamente fazer a encomenda. 

Cada escolha, claro, tem seu custo. No caso da F8 Tributo, ele hoje fica acima dos R$ 4 milhões para encomendas feitas aqui no Brasil. E é claro que um exemplar como a SP48 Unica deve custar bem mais que isso. 

Fonte: iG Carros