Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Spirit Energia impulsiona mercado livre de gás natural em SC

A presença da UTE Trombudo no mercado destaca-se como peça fundamental no desenvolvimento do setor

22/05/2024 09h13

Foto: Divulgação

A esfera do comércio de gás natural está crescendo e se desenvolvendo no Brasil ao longo dos últimos anos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o país estabeleceu um novo recorde na produção de gás em 2023, chegando a 150 milhões de m³/dia, 9% a mais em relação a 2022. O aumento da fabricação interna nos últimos dois anos resultou na diminuição de 20% da importação do insumo. 

Um exemplo a ser citado é a UTE Trombudo, localizada em Trombudo Central, Santa Catarina, que atua como uma central termoelétrica para a região sul do Brasil sendo a primeira usina termelétrica a gás natural a ser construída no estado e pioneira no mercado livre de gás natural no sul do Brasil. 

A empresa contratou o fornecimento de gás natural junto a BLUESHIFT Gás & Energia para participação no leilão de reserva de capacidade realizado em dezembro de 2021, tendo na sequência contratado o uso do gasoduto de transporte junto à SCGÁS na modalidade termelétrico livre. A Spirit Energia, organização que trabalha na consultoria e assessoria no mercado de energia, deu suporte para a instituição no processo de cadastramento, participação e lances no leilão.  Uberto Sprung Neto, CEO da Spirit, explica que na área de gestão, a Spirit já realiza serviços para a UTE Trombudo, enquanto no ramo de energia, efetua tarefas para a BLUESHIFT, empresa que faz projetos de geração, abastecimento e fornecimento de gás natural, cujo grupo empresarial desenvolveu e implanta a Usina Termelétrica em Trombudo Central. 

Sprung Neto ainda relata os detalhes de como a SCGás vai trabalhar em conjunto com a UTE Trombudo. “A operação de distribuição, feita pela SCGás, está prevista para operar a partir de 2026. A fornecedora vai construir um gasoduto de 1,5 km até a UTE Trombudo, que pagará uma tarifa de uso do sistema de distribuição, criada para o setor termelétrico. A mesma forma de tarifa para o mercado livre industrial já se encontra aprovada pela agência reguladora (Aresc)”. 

Um novo mercado em Santa Catarina 

O modelo de mercado livre de gás natural em Santa Catarina está regulamentado desde 2019. Esse sistema possibilita que os consumidores contratem o suprimento de gás e de transporte diretamente com os fornecedores de seu interesse e com os transportadores. “Ao oferecer aos nossos clientes a liberdade de escolha de fornecedor, a customização de contratos e orientação especializada na busca por eficiência energética, estamos não apenas reduzindo seus custos operacionais, mas também impulsionando sua competitividade e sustentabilidade. Estamos moldando o futuro energético do Brasil, promovendo uma transformação que beneficia não apenas nossos clientes, mas também o meio ambiente que compartilhamos”, assegura Sprung Neto. 

De acordo com a SCGÁS, essa medida é inspirada no mercado livre de energia e promove um mercado dinâmico e competitivo, gerando condições para redução do seu preço e contribuindo para o desenvolvimento econômico no Brasil. 

A resolução nº 136 da Aresc (Agência de Regulamentação de Serviços Públicos de SC) estipula que apenas as corporações que consomem mais de 10 mil m³/dia estão aptas a fazer a migração para este mercado.