Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Startup de carros seminovos chega ao Brasil

A companhia foi avaliada a US$ 4 bilhões em abril deste ano e quer conquistar brasileiros

27/07/2021 17h28

Foto: Divulgação

O unicórnio mexicano — startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão — de compra e venda de carros seminovos chega ao Brasil com a premissa de "ligar os motores" no país. Fundada em 2016, a companhia Kavak foi avaliada a US$ 4 bilhões em abril deste ano, após um investimento de US$ 485 milhões. Para a operação brasileira, serão investidos, inicialmente, R$ 2,5 bilhões. 

A empresa tem um diferencial: se o cliente não gostar do carro, após sete dias de compra, ele pode devolver o veículo e conseguir 100% do dinheiro de volta ou optar pela troca por outro automóvel. Por mais que toda a transação seja feita online, o comprador pode agendar uma visita física para dar uma conferida no carro. Todos os veículos comercializados na Kavak possuem dois anos de garantia. 

"Somos uma plataforma 360 para ajudar as pessoas a comprar, a vender e a gerir seus carros. Mas não ficamos só ali. Tudo isso fica na palma da mão do consumidor", afirma Roger Laughlin, cofundador e COO da empresa. Isso porque, depois da compra, o novo dono do veículo pode baixar um aplicativo para ter acesso aos benefícios dos veículos adquiridos na plataforma. 

Para Laughlin, o Brasil "tem o maior potencial de crescimento para o mercado de compra e venda de seminovos". "O Brasil é muito importante para a gente. Chegamos em outubro do ano passado para construirmos as bases iniciais dos nossos negócios", conta. "Queremos construir no Brasil um negócio intensivo em capital, infraestrutura e pessoas."

Os planos da Kavak, segundo Laughlin, é adquirir mais de 100 mil carros e vender mais de 50 mil. 

O investimento no Brasil não é arbitrário. De 2018 para 2019 a venda de veículos seminovos pela internet saltou de R$ 2,4 bilhões para R$ 5,2 bilhões segundo a Auto Avaliar, plataforma que comercializa veículos seminovos entre concessionárias e lojistas no Brasil.

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o mercado dos usados e dos seminovos continuou crescendo. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), 12 milhões de carros usados foram vendidos no ano — um número 12,1% menor do que o registrado em 2019, mas, para a Fenauto, ainda assim, positivo, visto que muitas pessoas ficaram em casa por conta do distanciamento social. Já em dezembro de 2020, a venda de usados subiu 23,6% em relação ao mesmo período de 2019, sem pandemia. 

Para Laughlin, a Kavak vem para sanar o problema e a insegurança em comprar carros seminovos — que, segundo ele, "tem fraudes, custos ocultos, problemas mecânicos, problemas legais e falta de proteção de dados".

"O tempo que as pessoas gastam na experiência de comprar e vender é muito extenso e ineficiente. E muitas vezes é uma experiência de compra muito inconsistente. Mas não porque não existem lojistas e concessionárias que façam as coisas bem, mas é difícil construir uma empresa que consiga lidar com a demanda brasileira", afirma. "Nosso propósito é transformar completamente a experiência de ter um carro."

Laughlin também afirma que a Kavak não veio para concorrer com as concessionárias, mas sim que "é um negócio de gestão de frota, de logística, de peças, de estacionamentos". "Somos um negócio que vai precisar de espaço para crescer e precisamos estreitar nossos laços para isso", diz. 

A confiança dos consumidores, para Laughlin, também será algo a ser conquistado aos poucos. "Trabalhamos assim por cinco anos no México e faremos o mesmo por aqui", afirma. 

"Estamos atraídos pelo Brasil por vários fatores. O país é um super mercado, é gigante, incrível e o maior da América Latina. Para qualquer empreendedor que tem uma ambição global, é preciso estar no Brasil", conta.

O preço e a oferta

Alguns carros da Kavak estão abaixo da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Um dos exemplos é o Nissan March SV 2020 que, na startup, custa R$ 55.499,00 — valor 5,11% abaixo da Fipe. 

O Fiat Argo Firefly Drive (2020) também sai 3,6% mais barato na Kavak do que o previsto pela tabela, a R$ 56.499 versus R$ 58.610 na Fipe.  

Outros veículos, no entanto, saem um pouco mais caros do que é previsto pela Fipe. Como o Creta Pulse Plus, cujo valor na tabela é de R$ 94.897,00 e na Kavak sai por R$ 100.999,00. 

Fonte: CNN