Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Startup transforma lixo eletrônico em kits de robótica

Local tem capacidade para receber até cinco toneladas de lixo por mês

25/07/2022 08h21

Foto: Divulgação

Desde 2017, José Neto e a esposa Karina Sales comandam uma startup de reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos, a Metarecicla Reciclado Tecnologia, na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo.

O conceito usado pela startup é a metareciclagem, que vê os resíduos de uma forma diferente. Tudo começou na casa do José Neto. Mas, em 2021, após um aporte de R$ 30 mil que recebeu de um programa da prefeitura de São Paulo, o empresário alugou um espaço, onde hoje é feito o processamento dos resíduos eletrônicos.

O local tem capacidade para receber até cinco toneladas de lixo eletrônico por mês. Os resíduos eletrônicos sem condição de uso são enviados para recicladoras tradicionais. Já o que está em bom estado é revendido na loja virtual da startup.

O José Neto e a Karina também montaram um espaço maker, ambiente onde crianças da comunidade aprendem sobre tecnologia e usam a criatividade em projetos de robótica. As aulas da startup têm ajuda da pequena Stella, a filha do casal, conhecida como Stella Maker.

Outra forma de renda é a venda de kits de robótica, feitos com material 100% reciclado. Em 2021, a empresa faturou 150 mil reais. Os empresários planejam levar o trabalho para outras regiões da cidade.

Fonte: g1