Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Entrevista

Startup pretende transformar o mercado de entregas brasileiro

Caio Reina, CEO da RoutEasy, fala do novo lançamento que fará entregas no mesmo dia, sem depender de ação humana

26/06/2022 20h00

Foto: Divulgação

A startup RoutEasy acaba de lançar módulo com o qual espera 'mudar para sempre" o mercado de entregas no Brasil.  Trata-se do Maestro, já roda em um dos maiores e-commerces de alimentos do Brasil, o do Grupo Pão de Açúcar. 

Esse novo produto utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo. 

"Acreditamos que o lançamento do Maestro transforma para sempre o mercado de entregas brasileiro, pois ele automatiza 100% da operação, algo nunca visto em nenhuma solução de roteirização no mundo", diz Caio Reina, CEO da RoutEasy. A empresa preparou um E-Book sobre o produto, para melhor entendimento da novidade. 

O que é o Maestro?

O Maestro é o novo módulo de orquestração da RoutEasy e chega ao mercado para marcar uma virada de chave nas operações de e-commerces, marketplaces, food deliveries e vendas D2C.

O sistema utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizar fluxos de trabalho, criando rotas de entrega otimizadas e atribuindo pedidos para frota própria, terceirizada ou de parceiros crowdshipping. E tudo sem nenhuma interferência humana. Basta configurar alguns padrões e predefinições para que o sistema execute todas as tarefas de forma automática e otimizando todos os processos.

Quais os principais benefícios proporcionados?

Ao se adotar um fluxo de trabalho totalmente automatizado, cria-se condição para entregas mais rápidas e com o menor custo possível. Com o Maestro, todos os pontos de distribuição ficam centralizados em um único ambiente em nuvem, pois o sistema é capaz de realizar, automaticamente, a gestão, a roteirização e a atribuição de pedidos considerando um cenário complexo, que pode envolver lojas físicas, dark stores e centros de distribuição.

E sempre escolhendo a melhor opção de frete e rotas totalmente otimizadas com base nas premissas estipuladas pela operação como, por exemplo, frete mais barato, mais rápido, entre outras. Para o analista, fica somente a tarefa de gerenciar os casos que fogem às regras predefinidas.

Ele é complementação de desenvolvimentos anteriores?

Ele completa nossa atuação 360º, que oferece tecnologia e inteligência artificial presentes no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo. Acreditamos que o lançamento do Maestro transforma para sempre o mercado de entregas brasileiro, pois ele automatiza 100% da operação, algo nunca visto em nenhuma solução de roteirização no mundo, e proporciona o dinamismo que o cliente busca quando compra online.

A prova de fogo do Maestro foi o Pão de Açúcar?

Exato. O Grupo Pão de Açúcar aceitou ser um early adopter do Maestro. Hoje, a solução já foi implantada em cerca de 200 lojas do grupo e segue em rollout. O grande desafio, nesse caso são a quantidade de lojas implantadas em um tempo recorde, cada uma com sua regra específica de operação e todas sendo geridas de forma integrada, sem a necessidade de aumentar custos fixos operacionais de planejamento.

Como a ferramenta foi concebida?

Com inteligência artificial, programação de alto nível e aprendizado de máquina; essas são as principais peças da solução pensada para possibilitar o same-day delivery e até mesmo entregas na mesma hora. Observamos a tendência das entregas expressas no mercado internacional antes mesmo do início da pandemia. Com o crescimento do e-commerce, o consumidor passou a esperar que suas compras cheguem o mais rápido possível. Criamos o Maestro para que empresas de qualquer tamanho possam atender a essa crescente demanda.

Fala-se muito hoje em dia em orquestração...

Em logística, a orquestração é uma camada de tecnologia aplicada ao planejamento otimizado de rotas e à seleção inteligente de veículos. Em termos práticos, uma inteligência artificial analisa informações de diversas origens e, automaticamente, as utiliza para impulsionar ações inteligentes e sincronizadas em todas as etapas da entrega. E tudo isso em questão de segundos.

Aí entra a relação Maestro x interferência humana?

Sim, pois a orquestração é o gerenciamento automatizado e coordenado de tarefas complexas, substituindo a necessidade de intervenções manuais para aumentar a fluidez e a escalabilidade das operações. Isso significa que, quanto mais etapas e variáveis envolvidas na execução de uma tarefa, maior a necessidade de diminuir a interferência humana para combinar automatizações e ter um fluxo de trabalho orquestrado, que aumente a eficiência dos processos. 

Publicado no Portal Logweb.