Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Stellantis lançará quatro caminhonetes eletrificadas até 2025

Projeto de eletrificação das caminhonetes deve incluir versões híbridas de Ram Rampage e Fiat Toro

20/10/2023 07h55

Foto: Divulgação 

Intensificando seu lado comercial no mercado automotivo, a Stellantis revelou o programa Stellantis Pro One. A estratégia visa a renovação total da linha comercial das marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Opel, Ram e Vauxhall, além do lançamento de mais modelos eletrificados. A promessa do grupo é ter quatro caminhonetes eletrificadas em dois anos, por exemplo.

Sem especificar sobre a quantia que será investida, a Stellantis trabalhará forte na eletrificação e renovação de sua frota de veículos comerciais. O comunicado emitido pelo grupo informa que serão lançadas quatro caminhonetes eletrificadas nos próximos dois anos, sendo uma delas a Ram 1500 REV 100% elétrica.

Na conta da Stellantis, deve estar inclusa a Fiat Toro com sistema híbrido, já antecipado pelo Auto+. A picape italiana deve adotar o sistema 4xe do Compass, que oferece motor 1.3 turbo (que será flex por aqui) aliado a um sistema elétrico que impulsiona as rodas traseiras. É grande a chance de que a Ram Rampage também tenha esse conjunto.

Com a eletrificação das picapes nacionais, a quarta caminhonete restante da lista deve ser a Jeep Gladiator 4xe. A conversão dela é ainda mais fácil, visto que todo sistema híbrido plug-in já está pronto no Wrangler, com o qual ela compartilha toda estrutura e é derivada direta. Haverá ainda uma caminhonete movida a hidrogênio.

Vez das vans

Além do anúncio envolvendo as caminhonetes, a Stellantis também prometeu uma forte renovação para as vans. Em 23 de outubro será revelada a nova Ram ProMaster EV, que a é a versão elétrica da Fiat Ducato com logo da Ram. Atualmente, além da Ducato, suas primas Opel Movano, Peugeot Boxer e Citroën Jumper são vendidas na Europa em versão elétrica.

As vans da Stellantis também serão renovadas, passando por uma reestilização profunda e recebendo sistemas conectados à internet. Lá na Europa, já foi flagrada em testes a Fiat Ducato reestilizada, assim como a Opel Vivaro (equivalente da Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy).

Aqui no Brasil, contudo, a linha nacional não deve passar por essa mudança. Ainda que tenhamos Ducato, Jumper, Boxer, Scudo, Jumpy e Expert renovadas, por serem importadas, as brasileiras Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid devem manter a carroceria de Uno 2011 por mais uns bons anos.

Fonte: Auto+