15/05/2022 07h56
Foto: Divulgação
A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera as vendas em 2022 nos três maiores mercados da região: Brasil, Argentina e Chile. No acumulado do ano, a companhia comercializou um total de 249 mil veículos no mercado sul-americano, o equivalente a 23,5% de participação nas vendas na região.
De janeiro a abril, a Stellantis vendeu 173,6 mil veículos no Brasil (33,8% de participação de mercado), 47,4 mil unidades na Argentina (36,4%) e 16,9 mil veículos no Chile (11,4%).
A Fiat é o destaque da companhia na América do Sul, com 140 mil unidades vendidas e 13,2% de participação no período.
Entre as marcas da Stellantis, a Jeep alcançou 48,6 mil unidades (4,6% de market share), Peugeot emplacou 37 mil veículos (3,5%), Citroën registrou 16,6 mil unidades (1,6%), seguida por Ram com 4,4 mil unidades (0,4%), Opel (1,6 mil) e DS (472).
Fiat lidera no mercado brasileiro
A Fiat encerrou o quadrimestre com 113,5 mil unidades emplacadas no Brasil, com uma participação de mercado de 22,1%.
Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil no acumulado do ano, quatro são da marca Fiat: Mobi, Toro, Argo e Strada.
A picape compacta lidera o ranking como veículo mais vendido no mercado nacional, com 29,7 mil unidades emplacadas (5,8% das vendas totais).
Argentina
O destaque da Stellantis na Argentina também é a marca Fiat, com mais de 22 mil veículos vendidos e 17,5% de participação de mercado, seguida pela Peugeot, com mais de 14 mil unidades (10,8% do mercado).
A Citroën supera as 5,6 mil unidades vendidas (4,4% de participação) e a Jeep tem mais de 4 mil veículos comercializados (3,1%).
Os veículos mais vendidos do trimestre no mercado argentino são da Stellantis: Fiat Cronos continua a ser o automóvel líder de vendas, com mais de 17,3 mil unidades emplacadas, seguido no pódio pelo Peugeot 208, que soma 9,4 mil unidades vendidas.
Mercado chileno
No mercado chileno, a marca mais demandada da empresa é a Peugeot, com 7,7 mil unidades vendidas (5,18%), seguida pela Citroën (2,9 mil veículos), Ram (2,5 mil), Jeep e Opel, com 1,6 mil unidades cada.
Fonte: Motor Show