16/11/2021 10h51
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Desde o final do primeiro semestre, foram vendidos 163 navios mercantes para sucateamento, representando um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2020, quando 145 navios foram sucateados, e um aumento de 63% em relação a 2019, quando apenas 100 navios foram descartados. Juntos, esses navios totalizaram 6,3 milhões e um valor mínimo de sucateamento combinado de mais de US$ 825 milhões, relata Vessels Value.
57 dessas embarcações foram adquiridas por compradores de Bangladesh, constituindo mais de um terço (35%) de todas as embarcações vendidas. Um total de 49 navios foram enviados à Índia para demolição, o que representa 30% das vendas. Ambos os países têm um forte apetite de compra à medida que suas indústrias de construção se recuperam do choque e das paralisações da covid-19.
O Paquistão ficou para trás, com apenas 14% das operações de reciclagem de navios, com um total de 23 enviadas para sucateamento. Isso provavelmente se deve ao fato de que a rupia do Paquistão atingiu uma baixa recorde em relação ao dólar, o que diminuiu o poder de compra dos pátios de desmantelamento do Paquistão.
Entre o final de junho e o final de outubro de 2021, o preço médio da sucata no subcontinente indiano para graneleiros, petroleiros e porta-contêineres aumentou cerca de 5%, de US$ 590/t para US$ 620/t. Os preços da sucata atingiram o pico no final de agosto e desde então se estabilizaram, marcando o fim de um período de forte e significativo crescimento.
No final de outubro de 2021, o preço da sucata de um petroleiro estava em US$ 620/lt. Em contraste, os preços em outubro de 2019 estavam em US$ 390/. Aplicar esses preços de sucata a um VLCC típico de 44.000 lt produz dois valores de ativos residuais muito diferentes. Atualmente, o preço residual de um VLCC é de US$ 27,7 milhões, em relação a outubro de 2019, quando a mesma embarcação custaria US$ 19,8 milhões. Embora a diferença seja significativa, em torno de US $ 8 milhões, os níveis não atingiram os máximos históricos de 2008, quando os preços da sucata quase chegaram a US$ 760/l.
Graneleiros
Ao longo de 2021, o frete para graneleiros aumentou significativamente. Por exemplo, o TCA Capesize 54 passou de US$ 32.604/dia em 30 de junho para uma alta de US$ 86.953/dia em 7 de outubro, um aumento de 167%. Desde então, as taxas caíram para US$ 47.950/dia em 25 de outubro. Não surpreendentemente, isso diminuiu o número de graneleiros enviados para a sucata.
31% dos navios desmantelados entre o final de junho de 2020 e o final de outubro de 2020 eram graneleiros, com um total de 48 navios. Atualmente, devido ao boom do mercado de fretamento, esse número caiu para apenas 8 graneleiros, o que representa uma redução de 83%.
Navio porta-contentores
Conforme amplamente divulgado, 2021 foi um ano recorde para os navios porta-contêineres, pois o congestionamento dos portos e o aumento da demanda fizeram com que as taxas de frete atingissem níveis inacreditáveis.
Como no caso dos graneleiros, a porcentagem de sucateamento de navios porta-contêineres entre junho e outubro de 2021 caiu drasticamente desde o ano passado, pois os armadores mantiveram sua tonelagem. Entre 30 de junho e 25 de outubro de 2021, apenas 2 porta-contêineres foram sucateados, o que representa uma queda de 94% em relação a 2020, ano em que 34 porta-contêineres foram enviados para demolição.
Os navios desmantelados eram dois Feedermax de 32 e 34 anos, enviados para a HKC "Green Recycling" em Alang, Índia.
Petroleiros
Entre o final do primeiro semestre de 2021 e hoje, 112 petroleiros foram sucateados, o que representa 69% de todos os navios mercantes demolidos no mesmo período. Em comparação, apenas 26 navios foram demolidos em 2020. Depois de um ano de taxas de frete estagnadas em 2021, os armadores estão, compreensivelmente, aproveitando a alta nos preços da sucata e a tonelagem de dumping.
Com o inverno do hemisfério norte se aproximando e os países retirando lentamente as restrições de viagem, uma recuperação nos petroleiros pode ser vista e, consequentemente, uma base nas vendas de petroleiros sucateados.
Projeções
No geral, o sucateamento de graneleiros e navios porta-contêineres não deve aumentar, já que ambos se beneficiam da expansão do mercado de fretamento e S&P, apesar do aumento nos preços da sucata. Esses mesmos altos preços de sucata, juntamente com taxas de frete sedentárias, garantirão que os números de sucata de petroleiros permaneçam estáveis até que as taxas possam ser liberadas de sua posição atual.
Fonte: Mundo Marítimo