Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

TAP Air Portugal e Ethiopian ampliam rede de voos compartilhados

As companhias aéreas passam a compartilhar códigos em mais 20 novas rotas

24/11/2025 07h54

Foto: Divulgação

Em uma iniciativa para fortalecer sua parceria dentro da aliança Star Alliance, a Ethiopian Airlines e a TAP Air Portugal expandiram, neste mês de novembro, a sua rede de codeshare, passando a compartilhar códigos em mais 20 rotas.

Essa estratégia permite que cada companhia aérea ofereça aos seus clientes uma variedade maior de destinos, operados pela parceira, garantindo maior flexibilidade e conveniência nas viagens.

A expansão inclui voos operados pela TAP Air Portugal com código da Ethiopian em rotas que conectam Porto a destinos como Funchal, Genebra, Lisboa, Londres Gatwick, Newark, Paris Orly, Rio de Janeiro, São Paulo e Zurique.

Por outro lado, a Ethiopian Airlines adicionou voos com código TAP em trajetos entre Addis Ababa e cidades africanas importantes como Abidjan, Accra, Cidade do Cabo, Dar es Salaam, Joanesburgo, Kilimanjaro, além de destinos internacionais como Londres Gatwick, Madri, Porto, Mahe (Seychelles), Windhoek e Zanzibar.

Um acordo de codeshare é uma parceria entre duas ou mais companhias aéreas em que uma empresa comercializa passagens para um voo operado por outra, utilizando seu próprio código de voo. Isso significa que um passageiro pode comprar um bilhete em uma companhia, mas viajar em um avião de outra.

Esse modelo aumenta significativamente a rede de destinos oferecidos pelas empresas, facilitando conexões e ampliando o alcance sem a necessidade de operar voos próprios em todas as rotas.

Além de ampliar possibilidades para os passageiros, os codeshares promovem maior eficiência operacional e melhor aproveitamento das aeronaves, contribuindo para a competitividade das companhias aéreas no mercado global.

No caso da Ethiopian e da TAP, a parceria reforça a conectividade entre África, Europa e Américas, beneficiando viajantes que buscam rotas integradas com maior comodidade e opções de horários.