Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

TAP Air Portugal suspende contrato de 90% dos funcionários

Nove mil funcionários terão seus contratos suspensos por 30 dias a partir desta quinta-feira (2)

02/04/2020 10h27

Foto: Nelson Garrido

A companhia aérea TAP Air Portugal colocou 9000 funcionários, cerca de 90% da empresa, em regime de lay-off (suspensão temporária de trabalho).

De acordo com um porta-voz da empresa, os nove mil funcionários terão seus contratos suspensos por 30 dias, a partir desta quinta-feira (2). Os funcionários ainda continuarão a receber dois terços dos salários com ajuda do governo português. A medida pode ser prorrogada após os 30 dias.

Os 10% restantes dos funcionários, cerca de 1000 pessoas, seguirão trabalhando, mas com 20% de redução na carga horária e no salário.

A operação da TAP também sofrerá grande redução. Antes do surto de coronavírus, a companhia tinha mais de 3 mil voos por semana. Porém, a partir desta semana, serão cinco voos por semana, no máximo, dois para a Ilha da Madeira e três para os Açores.

A empresa também ajudará o governo português no repatriamento de cidadãos portugueses do exterior, além de auxiliará no transporte de cargas e esforços humanitários.