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Transporte Terrestre

TAV Brasil vai construir trem de alta velocidade entre SP e RJ

Contrato aprovado pela ANTT prevê que empresa explore estrada de ferro entre as duas cidades por 99 anos

23/02/2023 15h17

Foto: Divulgação 

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou que a empresa TAV Brasil construa e explore o projeto de trem de alta velocidade entre São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) pelo período de 99 anos. O objetivo seria o transporte de passageiros.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (22), após ter sido aprovada pelos diretores da agência na semana passada.

Os diretores entenderam que a empresa preencheu todos os requisitos para obter a autorização para construção da ferrovia. A autorização não significa que o projeto vai sair do papel.

A empresa, ao que indicam os documentos protocolados na ANTT, ainda precisa buscar um investidor para tirar o projeto do papel. Segundo a TAV Brasil informou à agência, a ideia é usar 20% do seu capital próprio e 80% via financiamento.

Para isso, a empresa pretende recorrer a "financiamentos de fundos de pensão, investidores nacionais e internacionais, BNDES e agências multilaterais de crédito".

O custo do projeto é estimado em R$ 50 bilhões. A TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade, tem um capital social de apenas R$ 100 mil.

Ainda segundo o projeto da TAV apresentado e aprovado pela ANTT, o suposto trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro teria as seguintes características:

  • Extensão: 380 km
  • Municípios beneficiados: São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Arujá (SP), Santa Isabel (SP), Guararema (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP), Caçapava (SP), Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP), Roseira (SP), Aparecida (SP), Guaratinguetá (SP), Lorena (SP), Canas (SP), Cachoeira Paulista (SP), Cruzeiro (SP), Lavrinhas (SP), Queluz (SP), Resende (RJ), Itatiaia (RJ), Barra Mansa (RJ), Volta Redonda (RJ), Pinheiral (RJ), Piraí (RJ), Itaguaí (RJ), Seropédica (RJ) e Rio de Janeiro (RJ)
  • Velocidade máxima: 350 km/h
  • Investimento global previsto: R$ 50 bilhões (data-base de novembro de 2022)
  • Previsão de conclusão de obras: dezembro de 2031
  • Previsão de início das operações: junho de 2032.

O regime de autorização, da forma que está em lei, tem gerado críticas de especialistas no setor. Eles apontam que há um risco de "projetos fantasmas", ou seja, que no papel estão corretos, mas que não encontram investidores devido à ausência de viabilidade econômico-financeira.

O novo regime também tem gerado uma corrida de empresas tentando garantir a autorização para explorar determinada área, numa espécie de "reserva" do local, mas sem a garantia de que o projeto vai sair do papel.

Fonte: g1