16/07/2026 07h57
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o reajuste das tarifas aeroportuárias em 14 aeroportos brasileiros, incluindo os terminais internacionais de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, além de aeroportos regionais participantes do Programa AmpliAr.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (13), e atualiza os valores máximos das tarifas cobradas nos aeroportos. As novas tarifas poderão ser aplicadas 30 dias após a divulgação pelas concessionárias responsáveis por cada terminal.
O que muda para os passageiros?
Na prática, o único valor que afeta diretamente os passageiros é a taxa de embarque, que já vem embutida no preço das passagens aéreas.
Além dela, também foram reajustados os tetos das tarifas de conexão, pouso, permanência, armazenagem e movimentação de cargas. Essas cobranças, no entanto, são destinadas às companhias aéreas e operadores aeroportuários.
Novos valores da taxa de embarque
Os aeroportos terão tarifas diferentes conforme o grupo ao qual pertencem.
Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas)
Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo)
Demais aeroportos participantes do Programa AmpliAr
Além de Guarulhos e Viracopos, o reajuste alcança outros 12 aeroportos regionais administrados pelo Programa AmpliAr. Na Bahia, o aumento valerá para o Aeroporto Horácio de Mattos, em Lençóis, principal porta de entrada aérea da Chapada Diamantina, e para o Aeroporto de Paulo Afonso.
Confira a lista completa dos aeroportos incluídos no reajuste:
Fonte: A Tarde