10/03/2021 07h25
Foto: Divulgação
As taxas média do empréstimo pessoal e a do cheque especial em março se mantiveram iguais às de fevereiro. Na primeira, os juros praticados pelos bancos pesquisados ficaram em 6,08% ao mês, puxada pelo índice mais alto, de 8%, do Santander. Na do cheque especial, o índice médio foi de 7,96%, sendo o Banco do Brasil o que praticou a taxa mais baixa (7,73%).
Ao ano, a taxa equivalente do empréstimo pessoal ficou em 103,05%. Já do cheque especial chegou a 150,56%.
Os dados são de uma pesquisa mensal divulgada pela Fundação Procon-SP e foram coletados em 3 de março nas seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Vale ressaltar que o Banco Central, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% ao mês. A resolução passou a vigorar em 6 de janeiro de 2020.
Especialistas do Procon-SP orientam que, antes de contratar um empréstimo, o consumidor deve sempre ponderar se realmente precisa do dinheiro naquele momento e se a prestação caberá no seu orçamento.
"Conforme constatado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas do Procon-SP, os juros ainda estão em patamares elevados e, principalmente em função da pandemia do Covid-19, a crise econômica tende a perdurar por um bom tempo", diz a instituição.
O Procon reforça ainda que os dados se referem a taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que, para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias e para o empréstimo pessoal o prazo de contrato é de 12 meses.
Fonte: R7