Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

TCP (PR) tem novo serviço para a costa leste dos Estados Unidos

Estimativa é movimentar mais de 2 mil contêineres por mês

11/05/2020 10h08

Foto: Divulgação

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), passou a oferecer, a partir de abril, um novo serviço com origem e destino para a costa leste dos Estados Unidos. O serviço é fruto de uma parceria com a MSC e contará com escalas semanais regulares. Com a novidade, o TCP mantém sua posição de terminal com o maior número de linhas marítimas semanais, agora totalizando 16.

A primeira carga a utilizar o serviço pertence à Placa Indústria e Comércio de Compensados, localizada em Porto União, em Santa Catarina, com destino ao Porto de Savannah, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. “Atuamos no mercado desde 1999 e trabalhamos com a TCP desde 2017. Com esse novo serviço, a TCP reforça sua posição estratégica e permite aos clientes ampliar a sua parceria com o terminal”, comenta Marcelo Franzoi, diretor executivo da companhia.

Thomas Lima, vice-diretor Comercial da TCP, destaca que a parceria foi possível devido à estrutura e serviços logísticos oferecida pelo terminal, que tornam a operação de cargas por Paranaguá até 40% mais competitiva na comparação com outros portos. “Exemplo dessa estrutura é o armazém de exportação, localizado na área primária do terminal e próximo ao berço de atracação dos navios. O local tem uma estrutura moderna e é voltado para estufagem de múltiplas cargas, como sacaria, madeira, celulose e cerâmica”, diz.

Lima enfatiza que a operação do novo serviço pela TCP facilita a emissão de cargas ao exterior para os exportadores, uma vez que não é necessária a realização do transbordo em outros portos, gerando menos custos operacionais e logísticos, garantindo ainda mais segurança para as cargas transportadas.

“Além disso, a TCP oferece soluções logísticas integradas por meio da TCP Log, como as bases intermodais e a conexão com a ferrovia, que acessa diretamente a área primária do porto”, explica o executivo. A conexão com a ferrovia é feita em parceria com a Brado e conecta as bases intermodais do interior (Cambé, Ponta Grossa e Cascavel) diretamente com a TCP em Paranaguá. A expectativa do terminal é absorver parte dos mais de 170 mil contêineres movimentados anualmente em sua zona de influência com destino aos Estados Unidos.

O novo serviço para a Costa Leste dos Estados Unidos inclui a rotação dos seguintes portos: Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande (RS), Navegantes (SC), Paranaguá, Santos (SP), Rio de Janeiro, Salvador, Suape (PE), Cristobal, no Panamá, Filadélfia, Nova Iorque, Norfolk, Baltimore, Charleston e Savannah, nos Estados Unidos, e Caucedo, na República Dominicana.