Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Technomar recebe certificação DNV-GL classe A

Companhia pode agora comercializar ferramenta aplicada na expansão dos setores portuário e marítimo

07/11/2020 16h08

Foto: Divulgação

A Technomar, empresa brasileira de engenharia e soluções digitais, é a primeira do Hemisfério Sul a receber a certificação DNV-GL classe A para seu simulador marítimo, o Technomar Maritime Simulator (TMS). Com o aval da sociedade classificadora internacional, a empresa pode comercializar simuladores com certificação DNV-GL.

Simuladores são aplicados na expansão dos setores portuário e marítimo. A Marinha Brasileira exige que simulações sejam feitas tanto para a construção de portos e terminais, como para testar manobras de novos trechos de navegação ou para receber navios de tamanhos maiores.

O diretor da Technomar, Felipe Rateiro, explica que o simulador marítimo desenvolvido no Brasil com certificação pela DNV-GL será essencial para a construção de novos portos e terminais, aumentar a navegação na costa brasileira e possibilitar a entrada e atracação de navios de grande porte. “Nosso centro de simulação também tem todo o potencial de atender os países da América Latina focados no desenvolvimento portuário. Além disso, esta certificação internacional permite a expansão de nossos produtos e serviços para América do Norte e Europa”, diz.

Ferramenta

A Technomar oferece dois tipos de soluções para empresas marítimas e portuárias envolvendo o TMS – simulações no equipamento que fica na sede da empresa em São Paulo ou o desenvolvimento e instalação de simuladores nas dependências dos clientes.

Com o equipamento, é possível fazer simulações de engenharia complexas para operações com navios de grande porte. “No simulador da Technomar é possível simular projetos de dragagem e fazer avaliação de novos terminais portuários, além de treinamentos customizados e realização de cursos para oficiais como manobra de embarcações e gerenciamento de passadiço”, afirma Rateiro.

A Technomar também desenvolve simuladores sob demanda. “Um de nossos principais diferenciais é que nosso software tem tecnologia 100% proprietária, sem dependência de fornecedores internacionais. Temos a capacidade de criar produtos totalmente customizados, como o simulador da Marinha do Brasil que desenvolvemos e instalamos em Manaus, entre outros que projetamos em portos de diferentes regiões do Brasil”, explica Fabiano Rampazzo, diretor da Technomar.

A empresa também tem a capacidade de aprimorar simuladores já existentes e com todas as soluções ofertadas a meta é crescer 30% ao ano a partir de 2021.