Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Tecnologia da Agi Brasil apoia demanda por exportação de grãos

A empresa fornece soluções e sistemas completos de planejamento, engenharia e fabricação em 5 plataformas

12/07/2021 10h13

Foto: Agi Brasil - Divulgação

Responsável por produzir alimentos que atendem a 800 milhões de pessoas em todo o mundo, o Brasil deve seguir ampliando sua contribuição para o abastecimento mundial a ponto de se tornar, nos próximos cinco anos, o maior exportador de grãos do planeta. A informação está em levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com a Embrapa, em apenas 10 anos a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, tendo como destaque carne, soja, milho, algodão e produtos florestais.

O maior exportador de grãos em 2020 foram os Estados Unidos, com 138 milhões de toneladas. O Brasil está em segundo lugar, com 122 milhões de toneladas. “Nos próximos cinco anos, o Brasil deverá superar os Estados Unidos em exportação. Com base nesse histórico e com os elevados preços internacionais dos produtos, a produção do Brasil deverá atingir 3% de crescimento mundial”, diz o pesquisador científico e gerente de Inteligência da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Elisio Contini.

A previsão é que até 2050 a produção brasileira de grãos poderá superar os 500 milhões de toneladas, sendo ainda mais importante para a segurança alimentar do mundo. Neste contexto, a AGI Brasil – líder na fabricação de equipamentos fixos e móveis para manuseio e armazenagem de grãos – é um ator fundamental na cadeia logística de exportação alimentar do país.

A linha de produtos abrange roscas transportadoras e varredoras mecânicas e hidráulicas, transportadores de corrente, transportadores de correia enclausurada Hi Roller, silos, sistemas de aeração, secadores de grãos, elevadores, máquina de limpeza e estruturas metálicas. São 35 marcas que estão entre os fabricantes de equipamentos mais reconhecidos na indústria agrícola mundial, além de inúmeras divisões de produção no segmento industrial e agrícola, onde em alguns casos somam mais de 160 anos de experiência no mercado.

Atendimento à demanda

Para atender à crescente demanda de produção e exportação do grão brasileiro, a AGI Brasil fornece soluções e sistemas completos de planejamento, engenharia e fabricação em 5 plataformas: sementes, fertilizantes, grãos, rações e alimentos.

A fim de estreitar as relações e fidelizar o mercado, a empresa busca identificar as diferentes necessidades e desenvolver soluções personalizadas. “Acreditamos que o foco no atendimento, aliado à qualidade e tecnologia aplicada aos nossos produtos, seja o diferencial para garantir a confiança e seriedade que o mercado exige”, observa Franklin Oliveira – Gerente de vendas da linha Industrial na AGI Brasil.

Tecnologia nos portos brasileiros

Atualmente, a AGI Brasil está presente nos principais portos brasileiros, incluindo projetos no Porto de Santos, o maior da América Latina. Santos hoje é responsável por 28% das trocas comerciais do Brasil, o que aumenta ainda mais a importância do complexo portuário para a AGI que além, de possuir clientes em nível global, possui uma grande importância para o Brasil em termos estratégicos de exportação e importação. “Não vendemos um projeto, mas uma solução técnica, seja ela com correias abertas, enclausuradas (modelo Hi Roller®), elevadores, silos, silos de expedição, transportadores de corrente entre outros equipamentos”, cita Franklin Oliveira.

Os projetos portuários exigem equipamentos confiáveis, robustos e com alta performance. Diante disto, a AGI possui correias enclausuradas Hi Roller® com 2000t/h, elevadores industriais de caçambas de 2000t/h e correias abertas de 2000t/h em operação nos portos do Brasil.

Os transportadores de correia enclausuradas Hi Roller® são padrão na grande maioria dos portos brasileiros, pois garantem menor emissão de pó para o ambiente, reduzem os níveis de manutenção e operação, e aumentam a segurança na operação. Esses transportadores foram desenvolvidos pela AGI Hi Roller® há mais de 40 anos.

Design e segurança do equipamento

Ao selecionar um transportador de correia, os clientes AGI Hi Roller® confiam na marca como a opção mais segura. O design único, que leva a segurança em primeiro lugar, não possui suportes ou ressaltos internos onde poderia ocorrer acúmulo de pó ou produto.

Os rolamentos são isolados da atmosfera interna do transportador, protegidos contra poeira de grãos potencialmente explosiva. Também economizam mais energia que as opções de transportador totalmente enclausurado. Com potência necessária menor que os transportadores de corrente, sua instalação economiza em custos operacionais, além de reduzir a necessidade de captação de pó e despesas com manutenção que ocorre com transportadores de correia abertos.

Todos os equipamentos são produzidos na fábrica localizada em Cândido Mota (SP), através de uma equipe especializada de projetos, vendas e pós-venda. Atualmente, a AGI Brasil possui equipamentos nos principais clientes nacionais, garantindo alto padrão de qualidade e confiabilidade. A marca AGI em nível mundial já forneceu soluções portuárias na Europa, Austrália, América do Norte, América do Sul, entre outros.