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Gestão

Tecon Salvador faz 25 anos com padrão de eficiência operacional

O terminal pode receber navios porta-contêineres de 366m, graças aos investimentos realizados que ultrapassam R$ 1 bi

15/03/2025 07h32

Foto: Tecon Salvador - Divulgação

O Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador completa 25 anos, neste sábado (15), com resultados significativos, que refletem o seu alto padrão de eficiência tecnológica, operacional e de segurança. Segundo o Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI) de 2023, divulgado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence, o Tecon Salvador é o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, na categoria até 500 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados por ano.

O terminal baiano, administrado pela Wilson Sons, operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, conta com uma área de 163.200 m2 e infraestrutura equipada com tecnologia capaz de receber os maiores navios na costa brasileira, graças aos investimentos realizados nestes 25 anos que ultrapassam R$ 1 bilhão.

Dentre os inúmeros investimentos, estão a duplicação de cais para 800 metros, capaz de atracar dois super navios porta-contêineres New Panamax (366m), simultaneamente; aumento da profundidade dos berços para 16 metros; ampliação de retroárea para armazenamento das cargas; adoção de novas tecnologias; aquisição de maquinários elétricos equivalentes aos utilizados nos portos mais modernos no mundo e em treinamento de equipes operacionais. Atualmente, o terminal atende a mais de 470 navios ao ano e a mais de 750 caminhões/dia e dispõe de um moderno sistema de gestão, permitindo otimizar o gerenciamento de cargas no pátio e no navio, com mais segurança e eficiência.

Foto: Tecon Salvador - Divulgação

Com três berços para receber navios, a atracação, no Tecon Salvador, é célere e eficiente; o terminal realiza 26 movimentos de carga por guindaste/hora (em média), operando com quatro guindastes, simultaneamente, um diferencial entre os portos do Nordeste. 

O terminal é, ainda, pioneiro no uso de equipamentos elétricos. A companhia já investiu em mais 12 tratores de pátio elétricos, chamados de TTs (terminal tractors), utilizados para o transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêiner. Os equipamentos possibilitam a redução de até 341 toneladas de CO2 que não serão emitidas na atmosfera anualmente.

Pelo Tecon Salvador transitam cargas de diversos setores e origens, o que impulsiona a cadeia de produção de vários estados. Entre os segmentos, estão frutas, algodão, fertilizantes, couro, celulose, suco, derivados de cacau, derivados de sisal, derivados de madeiras, carnes, açúcar, arroz, café, pneus, eletrônicos, produtos químicos, além de cargas granéis e cargas soltas, de grandes dimensões direcionadas a projetos, a exemplo do segmento de energia renovável.

Ao longo dos anos, o Tecon Salvador atingiu recorde na movimentação de cargas e em 2024 registrou o maior volume operado desde a sua inauguração.

Foram movimentados 450.093 TEUs (unidade de contêiner de 20 pés), crescimento de 20,28 % comparado ao ano de 2023 (374.183 TEUs), segundo dados da Codeba - Companhia das Docas do Estado da Bahia, autoridade portuária que administra o Porto de Salvador.

As cargas de exportação e cabotagem (trânsito de navios na costa brasileira) apresentaram maior representatividade. No serviço de transbordo, operação para reposicionamento de contêineres cheios e vazios, permite a conexão entre terminais por meio de hubports, houve aumento de cargas com conexões tendo como destinos/origens: Singapura, China e Índia, no exterior, e, no Brasil, Paranaguá (PR), Pecém (CE), Navegantes (SC), Manaus (AM) e Suape (PE).

“Transformamos o Porto de Salvador em uma importante solução logística, um Hub Port eficiente e de excelência operacional que conecta a Bahia com o Mundo”, disse Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, em entrevista recentemente.

“O Nordeste, por meio do Tecon Salvador, é uma excelente opção para o País e o incremento do comércio exterior brasileiro. Os investimentos contínuos, transformaram o terminal em uma ferramenta de grande valor para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos nacional e internacional, oferecendo soluções logísticas para mais de dez estados brasileiros”, destaca Lourenço.

Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador - Foto: Divulgação

Fatos marcantes na história do Tecon Salvador

2000

  • Início das operações do Tecon Salvador.
  • Inauguração do Centro Logístico Salvador.

2005

  • Certificação ISO 9001.

2009

  • Marco de R$77M investidos em infraestrutura no terminal.
  • 1ª empresa do segmento logístico a aderir ao pacto global da onu.

2010

  • Início do 2º ciclo de investimentos no Tecon Salvador com aditivo contratual.

2011

  • Chegada de novos equipamentos.

2012

  • Expansão de área com incremento de 77% na capacidade instalada.
  • Inauguração do Cais de Ligação.

2015

  • Certificação ISO 14001.
  • Lançamento do primeiro Portal do Cliente do Nordeste.

2016

  • Renovação do contrato de arrendamento do Tecon Salvador até 2050.

2018

  • Homologação do terminal para recebimento de supernavios de 366m.
  • Primeira empresa do ramo portuário certificada na ISO 45001.

2019

  • 1º terminal do Brasil a ganhar o Prêmio Marítimo das Américas da Organização de Estados Americanos (OEA) na categoria Portos Verdes.

2020

  • Chegada de novos equipamentos (portêineres e RTGs) para o Cais Santa Dulce dos Pobres.

2021

  • Certificação Selo Ouro GHG Protocol
  • Adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos.

2022

  • Início das operações no cais Santa Dulce dos Pobres com 3 portainers New Panamax
  • Aterro Zero - Tecon Salvador elimina o envio de resíduos para aterros sanitários.
  • Recebimento do Selo empresa Irmã - Obras Sociais Irmã Dulce

2023

  • Primeiro terminal do ocidente a adquirir uma frota de tratores de pátio elétricos (TT's)
  • É considerado o 6º melhor terminal de contêineres do mundo, na categoria até 500 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados por ano. A colocação consta no Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI), divulgado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence.

2024

  • Recebe o navio MSC Orion, com 366 metros de comprimento
  • Inauguração da rota Bahia/Asia