10/11/2021 11h28
Foto: Tecon Salvador - Divulgação
O Tecon Salvador, empresa responsável pela administração e operação do terminal de contêineres no Porto de Salvador, na Bahia, voltou a ser destaque entre os terminais portuários do Estado após superar o excelente desempenho de agosto próximo passado. Em outubro, bateu um novo recorde mensal na movimentação de contêineres, com mais de 39 mil TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés). É o melhor desempenho mensal do terminal nos últimos 21 anos. O resultado, desta vez, contou com a participação mais acentuada no sentido das exportações dos contêineres cheios, modalidade que vinha retraída desde o início do ano.
Além do excelente desempenho do terminal nas operações no sentido das importações dos contêineres cheios em evolução de 23,4%, vale também destacar as movimentações no sistema por Cabotagem com crescimento de 6,4%, e dos movimentos internos de remoções e transbordos entre cheios e vazios com acréscimo de 68,3% quando comparado ao idêntico período de 2020.
Foto: Tecon Salvador - Divulgação
Acumulado do ano
O Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, acumula nos dez meses deste ano uma movimentação de 317 mil TEUs, o que representa um incremento na ordem de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando somava 283,6 mil TEUs. Faltando dois meses para fechamento do ano, as perspectivas se mantêm amplamente favoráveis para um resultado acima dos 375 mil TEUS o que representará também um novo recorde anual do terminal.