14/05/2020 10h54
Fot: Márcio Santos
Com a obra do berço de atracação, parte da atual expansão do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, em fase de conclusão, chegaram nesta quarta-feira (13), no porto da capital baiana, os equipamentos que irão operar no novo espaço. São três Portêineres (ship to shore cranes) e cinco RTGs (guindastes de pátio sobre rodas), que movimentam 65 toneladas por vez, e irão atender a navios similares aos maiores porta-containers em operação no mundo, com capacidade de içamento a 51 metros de altura e lança de 66 metros.
O projeto de expansão do Tecon Salvador, nesta primeira etapa, empregou aproximadamente 700 profissionais diretos e indiretos, sendo 90% dos contratados moradores de Salvador e cidades vizinhas.
Com os atuais investimentos no projeto de expansão (em torno de R$ 443 mi), o terminal baiano passará a atracar dois navios de grande porte (366 metros), simultaneamente. Passo importante para manter o estado entre as principais rotas comerciais do mundo, permitindo a atração de novas rotas marítimas, ampliando a sua capacidade de movimentação e condições de atendimento para outras cargas e mantendo a competitividade da Bahia para novos negócios.