Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Telhanorte e Tumelero vão coletar lixo eletrônico em 16 pontos

Inicialmente, coletores serão instalados em São Paulo e Rio Grande do Sul

22/02/2022 15h50

Foto: Divulgação

As redes de materiais de construção Telhanorte e Tumelero, ambas do grupo francês Saint-Gobain, vão instalar coletores para o descarte ambientalmente correto do lixo eletrônico.

Inicialmente, os coletores serão instalados em 16 unidades espalhadas nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Jundiaí, Sumaré, Ribeirão Preto, Praia Grande, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

A iniciativa é uma parceria com a Green Eletron, principal gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil, que será a responsável por fazer o transporte, a desmontagem e a destinação correta dos aparelhos descartados.

“É mais eficiente para as empresas e o meio ambiente sai ganhando. Queremos ampliar a conscientização das pessoas de como esse descarte deve ser feito. Parabenizamos a Telhanorte e Tumelero por somarem forças na causa sustentável e convidamos outras companhias a aderirem”, destaca Ademir Brescansin, gerente-executivo da Green Eletron.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

De acordo com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a logística reversa dos produtos colocados no mercado é também de responsabilidade dos varejistas, que devem viabilizar o sistema de reciclagem para a população ao permitir a instalação de coletores.

Segundo a pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021”, conduzida pela Radar Pesquisas a pedido da Green Eletron, 87% dos brasileiros já ouviram falar em lixo eletrônico e 42% relacionaram o conceito aos aparelhos quebrados.

Um terço dos entrevistados (33%), entretanto, acredita que lixo eletrônico está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos, o que mostra que ainda existe muita dúvida sobre o assunto. A maioria dos brasileiros (87%) guarda algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa e mais de 30% fica com eles por mais de um ano.

A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.