Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Terminal Hidroviário de Belém registra mais de 600 mil usuários

Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 13 empresas de navegação

16/01/2022 09h20

Foto: Divulgação

O Terminal Hidroviário de Belém (THB), administrado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), fechou 2021 com o total de 613.703 mil usuários, um aumento de aproximadamente 8% em relação a 2020, quando 574.408 passaram pelo local.

O THB opera todos os dias da semana, das 6h às 18h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 13 empresas de navegação.

Para proporcionar conforto e segurança nas viagens, a Companhia continua reforçando os protocolos contra a covid-19.

Desde sua inauguração, em 23 de maio de 2014, o Terminal já registrou cerca de 4.688 milhões de passageiros. Em 2021, um total de 613.703 mil usuários passaram pelo espaço, um aumento de aproximadamente 8% em relação ao ano de 2020, quando 574.408 pessoas foram registradas. Em 2021, o THB teve uma média mensal de mais de 51 mil usuários por mês e quase dois passageiros por dia. As localidades de Camará, Ponta de Pedras, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari foram os destinos mais procurados em 2021.

"Em 2021, o Terminal Hidroviário de Belém continuou oferecendo seus serviços de excelência para os usuários que precisam se deslocar para o interior do estado e vice-versa. Hoje temos um porto que oferece conforto tanto para turistas quanto para os usuários do estado. Como ainda estamos na pandemia, também reforçamos os protocolos de segurança contra a covid-19 e higienizamos o porto constantemente", frisou Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Segurança

Para oferecer mais segurança no THB, todos os usuários que chegam ou partem do local passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sobre a covid-19. Fiscais da Companhia também utilizam máscaras, luvas, e fazem o uso de álcool em gel para atender aos passageiros. Além disso, foram afixados cartazes sobre dicas de prevenção da doença por todo o espaço e o sistema de som do THB orienta, minuto a minuto, para que os passageiros cumpram o distanciamento de segurança e utilizem máscaras. Espaços entre as poltronas também foram demarcados para evitar aglomerações.

Investimentos em terminais

Desde o início da gestão, em 2019, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), já entregou à população oito portos e continua com obras em outros 20 terminais hidroviários de passageiros no Pará, sendo que 6 continuam em processo licitatório, totalizando 34 obras e um volume de R$ 156.535.921,32 em investimentos aplicados.

Os números indicam que o Pará é o estado do Brasil que mais investiu na construção e reconstrução de portos públicos de passageiros para melhorar a malha hidroviária. No total, a CPH possui 20 obras em andamento, sendo 13 no Marajó, 4 no Baixo Amazonas, 2 no Guamá e 1 no Tocantins.