Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.
20/06/2022 16h38
Foto: Divulgação
O Terminal Portuário Valparaíso (TPV), subsidiária da Agunsa, recebe dois transportadores de automóveis que desembarcam um total de 2.324 veículos de diferentes marcas durante esta semana, encerrando uma década em que não atendeu a esse tipo de transporte de forma regular.
O primeiro navio a atraca no cais 8 será o "Delphinus Leade", do Panamá, nesta segunda-feira (20), para desembarcar um total de 1.900 carros, a maioria Ford. A este navio, será adicionado o "Demeter Leader", com mais 424 veículos. Um terceiro navio já está previsto para meados de julho. Trata-se do transportador de carros "RCC Compass" que chegará com 2.100 veículos.
O gerente-geral do TPV, Rubén Ramírez, explicou que desde que assumiram o compromisso de operar o Terminal, colocaram todo o conhecimento e experiência à disposição dos usuários, clientes, armadores. “Graças ao grande empenho de todos os nossos colaboradores, conseguimos gerar espaços para a atracação de navios especializados para o transporte de veículos e máquinas chamados car carriers”.
Ramírez acrescentou que é importante, para atrair novas cargas, a coordenação que vem ocorrendo com a Valparaíso Port Company e os diferentes atores da cadeia logística para, por exemplo, o processamento antecipado de documentos de importação para agilizar a retirada oportuna de veículos e evitar o armazenamento no porto, além de contar com o apoio da Autoridade Marítima para facilitar as manobras dos locais de atracação.
Enquanto isso, o gerente-geral do Porto Valparaíso, Franco Gandolfo, afirmou que o retorno dos navios cargueiros é uma excelente notícia e, claro, para a cidade. “A gestão realizada pela concessionária para confirmar essas chegadas demonstra o compromisso que a TPV teve com a administração Espigón, desde que assumiu o cargo no último mês de março, e a importância de coordenar toda a cadeia logística portuária para poder atender diferentes tipos de carga com a eficiência”.
O executivo acrescentou que a volta das transportadoras de automóveis é "uma importante conquista de Valparaíso e que esperamos que continue e se expandir em todos os segmentos de carga e passageiros, contribuindo para a reativação da cidade".
Deve-se notar que, devido ao desvio de navios por causa de problemas de congestionamento em outros terminais, Porto de Valparaíso atendeu uma transportadora de automóveis em março de 2021. No entanto, o último navio desse tipo a chegar regularmente foi o "Viking Amaber", em novembro 2013, pousou cerca de 800 veículos.