Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

TIM ativa 5G em mais 57 cidades de 12 estados brasileiros

Com as ativações, já são cerca de 270 municípios conectados com a tecnologia em todo território nacional

18/04/2024 08h50

Foto: Divulgação

A TIM expandiu a cobertura 5G no Brasil para mais 57 cidades de 12 estados diferentes, entre fevereiro e março. A operadora alcançou novas localidades no Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Com as ativações, já são cerca de 270 municípios conectados com a tecnologia em todo território nacional.

No Sudeste, a TIM consolidou sua presença nas regiões metropolitanas, alcançando municípios como Nilópolis (RJ) e Mesquita (RJ), na Baixada Fluminense, Ibirité (MG), na Grande BH, e Poá (SP), na Grande SP. Cidades como Patos de Minas (MG), a mais populosa do Alto da Paranaíba; São Lourenço (MG), detentora de algumas das mais importantes fontes de águas naturais do país; e Bauru (SP) e Franca (SP), ambas entre as 20 mais populosas de São Paulo, também foram contempladas.

5G de Norte a Sul

A TIM é protagonista no 5G nacional e opera mais de 7 mil antenas no país, o equivalente a quase 50% dos equipamentos de quinta geração licenciados no Brasil, conforme a Anatel. Por isso, as novas ativações chegaram na mesma época em Vilhena (RO) e Cachoeirinha (RS), distantes mais de 2 mil km uma da outra, ou em Barbalha (CE) e Criciúma (SC), separadas por mais de 3,3 mil km de rodovias.

O diretor de rede da TIM Brasil, Homero Salum, afirma que essa pluralidade de locais com a nova tecnologia consolida o compromisso de oferecer uma cobertura robusta. Segundo ele, a expansão fortalece a operadora como líder do 5G no país. "Ao transformarmos a experiência digital dos nossos clientes, ajudamos a promover progresso para as cidades e regiões. Estamos construindo um futuro de conectividade plena para indivíduos e empresas", diz.

Com velocidades que podem chegar a 1Gbps, o 5G vai além de apenas possibilitar navegação mais rápida aos usuários de smartphones. A rede impacta diretamente a economia das cidades ao facilitar automação industrial e até acesso aos serviços fundamentais como assistência médica remota e educação à distância. Uma rede mais rápida também viabiliza o home office e ajuda no impulsionamento da economia digital de produtos, como artesanatos locais.