Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Tocantins perde ligação com a Bahia pelo trecho 3 da Fiol

Novo trecho isola Barreiras (BA) e liga Correntina (BA) à Mara Rosa (GO)

12/02/2025 11h00

Foto: Divulgação

O estado do Tocantins não será mais conectado a malha ferroviária da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), pelo trecho conhecido como Fiol 3, que ligaria Barreiras, no Oeste da Bahia, ao município de Figueirópolis (TO).

O Ministério dos Transportes informou que o traçado original foi ajustado no estudo para garantir conexão direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste – Fico 1 (Mara Rosa – Água Boa), otimizando a interligação ferroviária no país.

Agora, a ferrovia ligará Correntina no Oeste baiano, a Mara Rosa (GO), um eixo estratégico para a logística nacional, segundo o ministério.

A mudança de Figueirópolis (TO) para Mara Rosa (GO) foi realizada com base em estudos a fim de otimizar o corredor, considerando que o projeto está em fase de estudos e em Audiência Pública, informou a pasta.

Nesse contexto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), decidiu no dia 30 de janeiro, que fará Audiências Públicas para o Corredor Leste-Oeste, com o objetivo de ouvir todas as partes interessadas e assegurar que o projeto avance com sustentabilidade, eficiência e inovação. 

Conforme o cronograma da ANTT, as audiências ocorrerão em:

  • Brasília – 11/03
  • Salvador – 12/03
  • Cuiabá – 14-03

Andamento das obras

No trecho da Fiol 2 – entre as cidades baianas de Barreiras e Caetité – 69,56% das já foram concluídas.

Entre Ilhéus-Caetité (BA) as obras têm 75% de avanço físico. A Fiol é uma obra pública, coordenada pela Infra S.A., com prazo para conclusão em 2027.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIol (EF-334) foi outorgada à Valec por meio da Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, e tem extensão de 1.527 quilômetros, entre Ilhéus/BA e Figueirópolis/TO.

O empreendimento está dividido em três trechos: 

  • Trecho I (Fiol 1): Ilhéus/BA – Caetité/BA, com extensão de 537 km, com mais de 75% de execução física da obra. Este é o trecho que foi qualificado para subconcessão na primeira reunião do Conselho do PPI, em 13 de setembro de 2016, e foi objeto do leilão realizado no dia 8 de abril de 2021 na B3, vencido pela empresa Bamin – Bahia Mineração S.A. 
  • Trecho II (Fiol 2): Caetité/BA – Correntina/BA, com extensão de 284,5 km, com um ramal entre o município de Barreiras/BA e Correntina/BA, cujas obras de implantação estão sob responsabilidade da Infra S.A. 
  • Trecho III (Fiol 3): Barreiras/BA – Mara Rosa/GO, com extensão de 838,34 Km. 

Fonte: Canal Rural