12/02/2025 11h00
Foto: Divulgação
O estado do Tocantins não será mais conectado a malha ferroviária da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), pelo trecho conhecido como Fiol 3, que ligaria Barreiras, no Oeste da Bahia, ao município de Figueirópolis (TO).
O Ministério dos Transportes informou que o traçado original foi ajustado no estudo para garantir conexão direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste – Fico 1 (Mara Rosa – Água Boa), otimizando a interligação ferroviária no país.
Agora, a ferrovia ligará Correntina no Oeste baiano, a Mara Rosa (GO), um eixo estratégico para a logística nacional, segundo o ministério.
A mudança de Figueirópolis (TO) para Mara Rosa (GO) foi realizada com base em estudos a fim de otimizar o corredor, considerando que o projeto está em fase de estudos e em Audiência Pública, informou a pasta.
Nesse contexto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), decidiu no dia 30 de janeiro, que fará Audiências Públicas para o Corredor Leste-Oeste, com o objetivo de ouvir todas as partes interessadas e assegurar que o projeto avance com sustentabilidade, eficiência e inovação.
Conforme o cronograma da ANTT, as audiências ocorrerão em:
Andamento das obras
No trecho da Fiol 2 – entre as cidades baianas de Barreiras e Caetité – 69,56% das já foram concluídas.
Entre Ilhéus-Caetité (BA) as obras têm 75% de avanço físico. A Fiol é uma obra pública, coordenada pela Infra S.A., com prazo para conclusão em 2027.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIol (EF-334) foi outorgada à Valec por meio da Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, e tem extensão de 1.527 quilômetros, entre Ilhéus/BA e Figueirópolis/TO.
O empreendimento está dividido em três trechos:
Fonte: Canal Rural