25/01/2023 09h49
Caoa Chery Tiggo 5x - Foto: Divulgação
Anualmente a Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef) e a revista “Reação”, elegem os melhores carros para PCD no Brasil.
Agora, em sua 25ª edição, a pesquisa Carro do Ano para Pessoas com Deficiência (PcD) elegeu os melhores modelos de carros disponíveis no mercado nacional em 2022.
Participaram 1.123 pessoas em todo o país, por voto direto e único, incluindo pessoas com deficiência e seus familiares, leitores e assinantes da revista “Reação”, bem como profissionais e influenciadores do setor.
Num setor que movimenta milhões de reais anualmente e um dos fatores que influenciaram no resultado foi a disponibilidade, uma vez que o modelo vencedor tinha prazo de entrega de 30 dias.
Nos demais, os prazos variavam de seis a oito meses, o que é muito prejudicial para quem depende desse tipo de compra para se locomover diariamente.
Confira abaixo a lista Top 10 com os melhores carros PCD de 2022:
10) Honda City, Peugeot 2008 e Volkswagen Virtus: 1,5%
Na pesquisa da Abridef, 1,5% dos votos foram para o trio formado por City, 2008 e Virtus, com o primeiro recebendo sua nova geração dotada de motor 1.5 de injeção direta e 126 cavalos, além de CVT e pacote opcional de assistência ao condutor Honda Sensing.
O 2008 recebeu atualização visual e manteve as ofertas de 1.6 de até 118 cavalos e 1.6 THP com até 173 cavalos, enquanto o Virtus perdeu produção e não recebeu a renovação merecida, que chega logo mais.
9) Toyota SW4, Honda Civic e Renault Duster: 4%
A pesquisa mostrou que 4% dos votantes preferiram o SUV da Toyota, com seu potente e confiável motor diesel 2.8 de 204 cavalos, enquanto outros preferiram o velho Civic com seu motor 2.0, bom espaço e visual.
Robusto e espaçoso, o Duster foi escolhido também e sua proposta para PCD tem o câmbio CVT como um aliado, assim como o motor 1.6 de até 120 cavalos.
8) Chevrolet TrailBlazer e Mercedes-Benz C180: 5%
Com as regras para PCD indo além do limite, mas com isenções parciais, muitos foram direto nos carros grandes e de luxo, com a Trailblazer oferecendo sua proposta de desempenho, economia e conforto.
Já o Mercedes C180 foi a preferência de 5% dos votantes e mostra que seu pacote, ainda que importado, lhe promoveu bem entre os clientes portadores de deficiência.
7) Volvo XC 60, Volkswagen T-Cross e Citroën C4 Cactus: 6,5%
O sueco XC60 foi um dos escolhidos pelos votantes, tendo uma proposta híbrida plug-in como diferencial no mercado premium PCD, enquanto o T-Cross perdeu a chance de ser mais bem-visto, dado ter uma versão dedicada ao setor.
O Cactus é outro que também tinha versão dedicada, usando seu motor 1.6 de até 120 cavalos e câmbio automático de seis marchas, fora o 1.6 THP.
6) Honda HR-V e Volkswagen Nivus: 8,5%
O HR-V se tornou uma opção atrativa na geração anterior e modernizou-se no ano passado com a nova geração, agora com motores 1.5 de 126 cavalos e 1.5 Turbo com até 177 cavalos.
O Nivus foi outra preferência de 8,5% dos votantes, com seu potente motor 1.0 TSI de até 128 cavalos e câmbio automático de seis marchas.
5) Toyota Yaris e Fiat Cronos: 11,5%
Yaris e Cronos foram compras racionais para PCD, especialmente porque ambos possuem transmissão CVT, que lhes confere bons resultados em economia, porém, o japonês fica numa faixa de preços superior.
Ambos possuem motores pequenos, com o Yaris tendo um 1.5 de até 110 cavalos e o Cronos vem com um 1.3 de até 107 cavalos.
4) Toyota Corolla e Nissan Kicks: 13,5%
O Corolla é um dos carros mais bem aceitos do mercado e um dos preferidos por clientes PCD, mas não foi o mais querido entre eles, se igualando ao Kicks, um crossover bem-comportado e sem maiores pretensões.
O sedã japonês tem motor 2.0 de dupla injeção com até 177 cavalos e o híbrido 1.8 flex com até 123 cavalos, enquanto o Kicks vem somente com o 1.6 de 114 cavalos.
3) Jeep Renegade e Hyundai Creta: 14,5%
O Renegade sempre foi preferência entre SUVs e também PCD, mas o modelo não ganhou essa, ficando ao lado do Creta, que em nova geração, ficou bem mais sofisticado.
O Jeep foi atualizado, mas ficou caro demais com o uso somente do 1.3 Turbo de até 185 cavalos, com o Hyundai apostando no 1.0 TGDI de 120 cavalos e no 2.0 de até 167 cavalos.
2) Chevrolet Spin: 16,5%
Pensando apenas no cliente PCD, a Spin é a melhor opção, dado seu grande porta-malas para cadeiras de rodas e devido ao espaço interno, com até sete assentos, além da mecânica confiável.
Esta é composta pelo 1.8 8V de até 111 cavalos e câmbio automático de seis marchas.
1º) Caoa Chery Tiggo 5x: 18%
O campeão da pesquisa da Abridef foi o Tiggo 5x, o SUV compacto feito em Anápolis, que tem motor 1.5 Turbo Flex de até 152 cavalos, mais a versão Hybrid, com outro 1.5 Turbo, porém, com sistema MHEV.
Nesse caso, ele entrega 160 cavalos e 25,5 kgfm, sendo mais eficiente em consumo. Com entrega rápida, os clientes PCD adoraram.
Fonte: Automotive Business