Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Total Eren pretende aplicar em energias renováveis na Bahia

Investimento de R$ 2,9 bi vai criar 1,8 mil empregos diretos e indiretos durante construção dos parques

31/07/2022 07h58

Foto: Divulgação

A Total Eren oficializou a proposta de investir R$ 2,9 bilhões em energias renováveis na Bahia. O protocolo de intenções junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) já foi assinado.

São dois projetos na cidade de Bom Jesus da Lapa: a ampliação do complexo fotovoltaico BJL e a implantação do Pajeú. Já os parques eólicos Ventos de Santa Marcella serão implantados nos municípios de Ibipeba e Barra do Mendes. Segundo a SDE, esses investimentos vão criar 1,8 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção.

A Total Eren começou a desenvolver projetos renováveis na Bahia em 2017. Os parques BJL 11 e 4 operam em Bom Jesus da Lapa desde o final de 2018. Juntos os projetos somam 50 Megawatts (MW). A Bahia possui 231 parques eólicos em operação, com capacidade de mais de 6 gigawatts (GW), e 41 parques fotovoltaicos – capacidade de 1,3 GW de capacidade.

“A Bahia segue como líder na geração total de energia eólica e solar com 34,47% e 30,16% da geração nacional, respectivamente. O estado tem uma vocação natural com ventos constantes, estáveis e unidirecionais e altos níveis de radiação”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes.

De acordo com o CEO da Total Eren, Pierre-Emmanuel Isaac Moussafir, a previsão é que os primeiros parques de energia eólica da empresa no estado comecem a ser construídos em 2023, com operação a partir de 2025.“A qualidade do recurso tanto solar quanto eólico fez com que a Total Eren quisesse seguir com investimentos no estado e agora anuncia esses três novos complexos solares e eólico”, completou o executivo.