29/06/2021 15h10
Foto: Divulgação
A Total Transportes e Logística está comemorando 20 anos de atuação e entra em nova fase com foco total em transporte de cargas e parcerias com grandes redes do varejo no Brasil. De acordo com Patrícia Tiensoli, CEO à frente da Total desde 2011, a empresa vem mudando a estratégia de trabalho para atender à crescente demanda por esse tipo de serviço.
“Percebemos que o mercado está exigindo cada vez mais serviços de transporte rodoviário de cargas para longas distâncias. Já vínhamos fazendo esse movimento há alguns anos, diminuindo o volume de serviços com caminhões e entregas menores, e aumentando a oferta via carreta. Durante a pandemia, nossa atenção a esse setor se tornou ainda mais forte”, comenta a CEO.
“A logística é um setor fundamental, principalmente em países de dimensões continentais como o Brasil. É preciso muito trabalho e estudo para entender e atender às demandas de forma eficiente”, opina a executiva. De acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura – CBIE, no Brasil, cerca de 60% do transporte de cargas acontece pelo sistema rodoviário.
“Minha missão na Total é contribuir para esse setor, que vem demandando cada vez mais investimento das empresas e atuar nos espaços onde há gargalos”, diz. Dados da Confederação Nacional do Transporte – CNT mostram que o custo logístico (transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos) consome 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.
Foto: Divulgação
Segunda geração
Patrícia Tiensoli assumiu a Total há dez anos, após trabalhar junto ao pai, Ionaldo Amaral, e se apaixonar pela logística. “Sou a segunda geração da empresa e tenho atuado fortemente para trazer inovações para o stor. Estamos em processo de qualificação por meio de certificações especiais e vamos aprimorar ainda mais nossa atuação no mercado”, revela Patrícia. Sediada em Betim/MG, a Total possui 100 funcionários, 50 agregados e 120 carretas disponíveis para transportes em todo o país.