Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Toyota e Hino Trucks vão desenvolver caminhão movido a hidrogênio

As marcas também planejam lançamento de um semipesado a célula de hidrogênio no mercado japonês

18/10/2020 07h40

Foto: Toyota - Divulgação

A Toyota escolheu a sua subsidiária Hino Trucks para desenvolver um caminhão pesado movido a célula de hidrogênio classe 8 para o mercado americano. Com a parceria, as marcas também planejam o lançamento de um caminhão semipesado. O protótipo será apresentado no início de 2021.

Antes de escolher a Hino Trucks, a Toyota havia passado alguns anos projetando um caminhão de célula de combustível com a marca Kenworth da Paccar. No momento, as empresas estão começando a produzir os primeiros caminhões para testes no sul da Califórnia.

A fabricante apresentou recentemente o chassi Hino XL, equipado com a tecnologia de célula de combustível desenvolvida pela Toyota. Agora, a Toyota planeja usar o recém-desenvolvido chassi da Série XL da Hino com a tecnologia de célula de combustível criada por ela.

Caminhão a hidrogênio

Vários fabricantes de caminhões estão desenvolvendo plataformas de emissão zero para o mercado americano. A Freightliner, marca da Daimler Trucks, e a Volvo têm caminhões elétricos a bateria que trabalham em programas piloto no sul da Califórnia.

As empresas estão projetando transportadores de carga que podem substituir grandes plataformas a diesel. Isso reduzirá poluição, começando nos portos de Los Angeles e Long Beach, na Califórnia.

O complexo portuário de Los Angeles e Long Beach é a maior porta de entrada de comércio para cargas conteinerizadas na América do Norte. Por esses portos passam 20% de toda a carga americana.

Nikola também está trabalhando em um caminhão de célula de combustível de hidrogênio. Mas  recentemente se tornou alvo de uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários sobre supostas fraudes. O fundador da empresa, Trevor Milton, renunciou ao conselho de administração. Tanto Milton quanto Nikola negaram qualquer irregularidade e disseram que aceitam a investigação.

A Hyundai acaba de iniciar um programa para usar caminhões de células de combustível na Suíça. A empresa também já sinalizou que que estava avaliando o desenvolvimento de caminhão para o mercado americano.

Fonte: Estadão