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Transporte Terrestre

Toyota Yaris Cross recebe 2 estrelas no Latin NCAP

Proteção para o ocupante infantil e para pedestres, principalmente, apresentaram pontos negativos

12/12/2025 09h16

Foto: Latin NCAP - Divulgação

O Toyota Yaris Cross recebeu duas estrelas na avaliação do Latin NCAP, divulgada na quinta-feira (11). O SUV ganhou baixa pontuação antes mesmo das regras do protocolo ficarem mais exigentes.

De acordo com o Latin NCAP, os veículos Yaris Cross utilizados para o teste foram fabricados na Indonésia. “Os resultados são válidos para veículos produzidos tanto na Indonésia quanto no Brasil. O Latin NCAP avaliará a versão brasileira quando esta estiver amplamente disponível. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante”.

O modelo, que oferece seis airbags e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) de série, garantiu uma segurança de 77,01% para o ocupante adulto, 69,29% para o ocupante infantil, 55,60% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 58,14% em assistência à segurança.

A avaliação ocorreu com impactos frontal, lateral, lateral de poste, além de chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC. No impacto frontal, o Yaris Cross mostrou uma estrutura estável. No entanto, o Latin NCAP diz que, nos testes com dummies, o “peito do motorista mostrou proteção marginal nos testes de impacto frontal e lateral de poste”.

O protocolo afirma que os ocupantes infantis apresentaram uma proteção completa ao serem instalados voltados para trás com ISOFIX, porém “a falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI [Sistema de Retenção Infantil ou cadeirinha] voltado para trás no banco do passageiro e a falta de sinalização de aviso em conformidade com os requisitos do Latin NCAP explicam a baixa pontuação em proteção de ocupantes infantis [69%]”.

A proteção de pedestres, por sua vez, apresentou um desempenho entre regular e baixo (56,60%). O Latin NCAP explicou que o motivo foi a “falta de pontos VRU [Usuários Vulneráveis das Vias] do AEB [sistema de Frenagem Autônoma de Emergência]. A falta de assistência de velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam as duas estrelas”. Ou seja, o modelo oferece frenagem automática de emergência para pedestres, mas não atende aos requisitos de disponibilidade para pontuar no Latin NCAP. Além disso, em alguns países a tecnologia não é oferecida como opção.

“Ao contrário de seus concorrentes, como a Renault com o Kardian e a Volkswagen com o Tera, a Toyota não parece priorizar a segurança na América Latina e no Caribe como era esperado. É surpreendente que, depois de ser líder na região em veículos seguros, a Toyota tenha relaxado tanto seus padrões internos e lançado no mercado modelos tão relevantes com apenas duas estrelas”, afirma Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, em nota divulgada à imprensa.

Fonte: Quatro Rodas