30/04/2024 11h30
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“O transporte marítimo de contêineres deixou para trás a lentidão dos últimos dois anos e vive uma recuperação cada vez mais sólida”, refere o último relatório publicado pela Maritime Strategies International (MSI) Horizon Monthly Containership, que indica que os dados de procura em todas as rotas (principal e secundária) apresentaram forte crescimento anual durante o primeiro trimestre. Notavelmente, o MSI Global Port Performance Index subiu para 113,05 em fevereiro (>100 = crescimento anual), o maior recorde em quase três anos, traçando o volume sincronizado recuperação em todo o mundo.
O relatório mostra que o local com mais destaque do mundo para o transporte de contêineres neste momento são os Estados Unidos. Na verdade, uma recuperação anual significativa nas importações dos EUA provenientes do Extremo Oriente era amplamente esperada no primeiro trimestre de 2024, principalmente porque os volumes no primeiro trimestre de 2023 eram muito fracos. No entanto, a recuperação reportada superou as expectativas, uma vez que cresceram impressionantes 30,4% em termos anuais em fevereiro e 23,6% nos primeiros dois meses de 2024.
Por outro lado, os dados portuários de março continuaram este forte desempenho, com as importações combinadas a aumentarem 18,4% em relação ao ano anterior em nove dos dez principais portos dos EUA.
De acordo com o relatório do MSI, as perspectivas para a rota Transpacífica são positivas, com gastos resilientes dos consumidores nos EUA, uma necessidade renovada de reposição de inventários e uma recuperação no mercado imobiliário impulsionando a expansão. “Melhoramos agora significativamente as nossas previsões para esta rota e esperamos um crescimento anual de 7,5% em 2024.”
Quanto à Europa, 2024 também começou numa base sólida, com as importações europeias do Extremo Oriente a expandirem-se 17,8% em termos anuais em fevereiro e 11,5% nos primeiros dois meses de 2024. No entanto, a MSI espera uma desaceleração significativa no crescimento. taxas após o primeiro trimestre, devido aos números de crescimento muito elevados no segundo trimestre de 2023 e ao crescimento lento esperado do PIB e dos gastos dos consumidores na Europa Ocidental.
Rotas secundárias também surpreendem
As principais rotas marítimas secundárias continuaram a surpreender positivamente, registando fortes taxas de crescimento homólogas. Os volumes para a América Latina, África e Oceania cresceram entre 22% e 30% ano a ano nos primeiros dois meses de 2024. Embora não se espere que estes registrem as taxas de crescimento explosivas de 2023, a MSI ainda projeta um crescimento saudável entre os 6 % e 9% em 2024.
Comportamento das taxas spot e charter
De acordo com o relatório do MSI, as diferentes rotas de transporte de contêineres estabilizaram-se em geral durante o mês de março, e as taxas de fretamento spot e time registaram pequenos movimentos desde meados de março.
Particularmente, o Índice Composto de Frete Contêiner da China (CCFI ) ficou em 1.194 pontos em 26 de abril, em comparação com 1.245 do mês anterior. Este nível ainda é 37% superior ao de meados de dezembro e 45% superior à média de 2019.
De acordo com a MSI, as taxas spot nas rotas da Ásia para o Norte da Europa/Mediterrâneo e USWC/USEC diminuíram muito mais lentamente do que em fevereiro e março. Além disso, como indicam os resultados do primeiro trimestre de 2024 da OOCL, os ganhos reais das companhias marítimas provenientes do reencaminhamento através do Cabo da Boa Esperança foram significativamente mais limitados do que os picos que vários índices spot poderiam sugerir para o primeiro trimestre 24.
O relatório acrescenta que as companhias marítimas introduziram uma série de aumentos gerais nas taxas FAK (Freight All Kinds) em abril, num esforço para evitar que as taxas caíssem ainda mais e os sinais indicam que estes continuarão.
O mercado de fretamento por tempo de embarcação também registrou uma estabilização das taxas para a maioria dos benchmarks no último mês. Segundo a MSI, o mercado está em níveis significativamente mais elevados do que as normas pré-pandemia.
No geral, em meados de abril, as taxas de fretamento de referência de 1 ano para navios de médio porte eram 114% mais altas e para navios de grande porte 68% mais altas.
Do lado da oferta, as entregas de capacidade continuaram ininterruptas, atingindo 266 mil TEUs em março, enquanto o desmantelamento atingiu um nível quase inexistente (4.400 TEUs em março).
O mercado de compra e venda de embarcações em segunda mão também esteve ativo nas últimas quatro semanas, com a MSC a atuar como compradora em nove das 15 transações registadas na base de dados do MSI.
Fonte: Mundo Marítimo