Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Travessia Salvador-Mar Grande deve retomar nesta terça (16)

O translado foi suspenso devido ao mau tempo que deixou as condições de navegação desfavoráveis

16/11/2021 07h55

Foto: Adenilson Nunes - GOVBA

A previsão é que a Travessia Salvador-Mar Grande seja retomada normalmente terça-feira (16). Segundo a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), apesar da melhoria nas condições de navegação na Baía de Todos os Santos, a forte ressaca no Terminal de Vera Cruz, causada pelos fortes ventos, inviabilizou a atracação das embarcações do sistema.

O translado foi suspenso no sábado (13), às 15h, devido ao mau tempo, que deixou as condições de navegação desfavoráveis. Na segunda-feira (15), a Capitania dos Portos liberou a retomada das operações, mas com a ressaca no Terminal de Vera Cruz os operadores optaram, depois de ouvirem os comandantes das embarcações, por manter o serviço suspenso.

A Travessia Salvador-Morro de São Paulo, por sua vez, continuou operando na segunda-feira (15), com conexão por meio de Bom Despacho, na llha de Itaparica. A viagem direta de catamarã foi suspensa por conta do mau tempo em todo o trajeto da travessia.

Com conexão, os passageiros embarcam no ferry-boat com destino a Bom Despacho, onde em ônibus das concessionárias do sistema seguiram até a Ponta do Curral (Valença), e completam a viagem até o Morro em lanchas rápidas.

Boletim ferry-boat

A operação do sistema Ferry-Boat no período de feriado da Proclamação da República vai ocorrer até esta segunda-feira (16), realizando as travessias das 5h às 22h, conforme decreto governamental nº 20.612, de 22 de julho de 2021. 

Neste feriadão as embarcações Ivete Sangalo, Anna Nery, Pinheiro e Rio Paraguaçu atenderam à demanda. Permanecem obrigatórios o uso de máscara e o atendimento a 75% da capacidade de lotação dos barcos para pedestres. Para reforçar a importância da colaboração de todos os usuários do Sistema Ferry-Boat no cumprimento das medidas sanitárias preventivas, incluindo o distanciamento, orientações são dadas por meio do sistema de rádio e TV e de cartazes e avisos expostos nos terminais e nas embarcações.