Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Trem com bagageiro passa a circular em rotas para aeroporto de SP

É o primeiro de oito que farão parte da ligação entre a capital paulista e Guarulhos, a cada 20 minutos

06/02/2020 06h19

Foto: Tiago Queiroz - Estadão

Paulistas e turistas já estão utilizando trem da CPTM com bagageiros para suprir a necessidade de passageiros que utilizam o transporte público para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além de um espaço para malas pequenas, localizado acima dos assentos, existe outro compartimento específico para bagagens grandes, localizado na lateral, ao lado da porta.

Este é o primeiro lote de oito unidades compradas pelo Governo do Estado de São Paulo especialmente para a Linha 13-Jade da CPTM. Os demais sete trens estão em testes na Companhia e começarão a circular após a realização de todos os protocolos de segurança e operação. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM.

“Esta composição tem características que aumentam o conforto dos usuários e a funcionalidade. Essa linha será complementada, na medida que viabilizarmos com o Governo Federal e a GRU Airport, a extensão de mais 1.500 metros até os três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos”, disse o governador de São Paulo, João Doria.

A linha possui três serviços para atender a demanda de passageiros. No serviço regular, as viagens são realizadas entre as estações Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-Cecap, durante todo o horário comercial.

O intervalo entre os trens é de 20 minutos, de segunda a sexta, e aos sábados entre as 4h e 9h e, posteriormente, entre as 17h e 20h. Nos demais horários de sábado e aos domingos e feriados, as saídas ocorrem a cada 30 minutos.

Para chegar ao centro de São Paulo, o passageiro pode usar o Connect, com viagens da Estação Brás à Estação Aeroporto-Guarulhos, com paradas nas estações intermediárias. Outra opção é o Expresso Aeroporto, com viagens diretas entre Luz e Aeroporto. Os dois serviços têm horários programados.