18/08/2025 15h14
Foto: NextGen Acela - Divulgação
O novo trem de alta velocidade da Amtrak, conhecido como NextGen Acela, deve entrar em operação neste mês, após anos de atraso.
Segundo anúncio feito pela companhia, os novos modelos, mais rápidos, começam a circular em serviço comercial em 28 de agosto, no Corredor Nordeste — que conecta Washington, Nova York e Boston.
“Em poucas semanas, faremos história com a estreia do NextGen Acela, estabelecendo um novo padrão para as viagens de trem nos Estados Unidos”, declarou o presidente da Amtrak, Roger Harris, em comunicado.
Na primeira fase, cinco trens entrarão em operação. Ao todo, a expectativa é que 28 trens estejam em serviço até 2027.
Conforme a empresa, os novos trens terão 27% mais assentos por viagem. As poltronas contarão com tomadas individuais, luz de leitura e apoios de cabeça laterais (“asas”) para mais conforto e privacidade. Haverá ainda Wi-Fi gratuito de alta velocidade com tecnologia 5G.
O NextGen Acela poderá atingir 160 milhas por hora (cerca de 257 km/h) — 10 mph a mais que o modelo atual. Um sistema de inclinação permitirá uma viagem mais suave e silenciosa.
“É uma experiência fundamentalmente melhor do que qualquer outra disponível até hoje para passageiros nos EUA”, afirmou Laura Mason, vice-presidente executiva da Amtrak, em um vídeo de apresentação.
Apesar do avanço, a velocidade máxima do NextGen continua bem abaixo dos trens mais rápidos da Ásia e da Europa, que superam 200 mph (322 km/h).
O Acela foi lançado originalmente em 2000. A previsão inicial era que a nova geração começasse a operar em 2022, mas diversos obstáculos adiaram o cronograma.
Nos próximos dias, a Amtrak promete divulgar mais informações sobre como identificar e reservar viagens no NextGen Acela. Durante alguns meses, os modelos atual e novo circularão simultaneamente.
Fonte: CNN