Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Túnel Santos-Guarujá: ministro anuncia 1ª. consulta pública

Conexão unirá margens direita e esquerda do terminal portuário, por onde passam 30% da balança comercial brasileira

07/03/2024 10h41

Foto: Divulgação

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que a primeira audiência pública do túnel Santos-Guarujá deve acontecer no próximo dia 13.

“Dia 13 de março, vamos anunciar a primeira audiência pública do túnel Santos-Guarujá, dialogando com o estado de São Paulo para fazer a maior obra do PAC ao lado do governador Tarcísio. Estamos juntos”, disse o ministro junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A notícia foi dada durante o evento de tecnologia Intermodal South América 2024, em São Paulo.

O túnel, com aproximadamente 860 metros, deve oferecer uma travessia rápida entre Santos e Guarujá, e reduzir significativamente o tempo de deslocamento, que hoje é feito por balsa.

A conexão unirá as margens direita e esquerda do terminal portuário, por onde passam 30% da balança comercial brasileira.

Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), responsável por conduzir o licenciamento ambiental da ligação seca Santos-Guarujá, o túnel deve reduzir os deslocamentos e as emissões veiculares de dióxido de carbono em até 53%.

O túnel deve atender aproximadamente 28 mil usuários do sistema de barcos e de balsas diariamente. A expectativa é de uma diminuição de até 70% da necessidade nas travessias entre a Ponta da Praia, em Santos, e Santa Rosa, no Guarujá.

A construção do túnel tem valor estimado entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões.

Foto: APS - Divulgação

Fonte: CNN