Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Uber se junta à 99 e volta a oferecer serviço de mototáxi em SP

Nova modalidade inicia operação fora do centro expandido da cidade em meio a embates com a prefeitura

22/01/2025 15h12

Foto: Divulgação

A Uber anunciou que está retomando seu serviço de transporte com moto na cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (22).

Segundo comunicado da plataforma de mobilidade, o serviço de Uber Moto estará presente apenas fora do centro expandido – decisão que a empresa justifica como necessária para “analisar cuidadosamente a demanda e utilização”.

O lançamento ocorre após a concorrente 99 decidir manter o serviço de mototáxi na capital, mesmo sem autorização da Prefeitura e depois de uma decisão da Justiça na tarde de terça-feira (21), que negou liminar do município solicitando a suspensão desse tipo de serviço.

Mototáxi em São Paulo

A modalidade de motos foi lançada pela plataforma no Brasil em meados de 2020, mas não estava operando em São Paulo.

“O Uber Moto é uma alternativa de mobilidade que está presente de Norte a Sul do Brasil e tem se estabelecido como alternativa em especial onde o transporte público é menos presente, principalmente nas regiões periféricas das cidades, com os preços em média 40% mais baixos do que o UberX”, afirma Laura Lequain, head de Uber Moto no Brasil. A empresa não informou em quantas cidades do país opera o serviço com moto.

“Um dos seus principais usos é justamente no papel complementar ao serviço público: muitas viagens são a chamada última milha, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa ou vice-versa”, completa.

No lado dos motoristas, é necessário comprovar que se tem CNH definitiva nas categorias A ou AB e se enquadrar nos requisitos da legislação federal em vigor.

A prefeitura de São Paulo, que desde 2022 vem implantando corredores exclusivos para motocicletas entre as faixas de rodagem de carros em grandes avenidas da cidade, a chamada “faixa azul”, afirma que o serviço de mototáxi é ilegal e traz riscos aos passageiros e aos motociclistas.

O prefeito da cidade, Ricardo Nunes, declarou nesta quarta-feira (22), que ‘vê com preocupação’ a novidade e já sinalizou que vai tomar medidas junto à polícia. “Nós vamos entrar hoje com uma ação na Polícia Civil comunicando o descumprimento da legislação, e faremos uma queixa-crime. Isso vai ensejar um inquérito policial. Temos conversado sobre isso, essa atividade vai aumentar o número de óbitos e mesmo assim eles insistem em fazer essa atividade”.

Em sua fala, o prefeito frisou o ‘decreto que está em vigor’, mantendo sua postura na queda de braço com as companhias de mobilidade.

Selfie de capacete

O serviço da Uber foi relançado com uma nova funcionalidade, a selfie de capacete. O recurso serve para verificar se o motociclista está utilizando o equipamento obrigatório antes de começar a fazer viagens.

Segundo a Uber, essa ferramenta vinha sendo testada ao longo dos últimos meses e agora passa a fazer parte do grupo de recursos de segurança viária – que contempla outras funcionalidades como o alerta de velocidade, que exibe o limite de velocidade, em tempo real, e alerta se os parceiros ultrapassarem o limite indicado, assim como o checklist de segurança antes de começar o trajeto.

Juntamente com isso, a empresa de mobilidade diz que irá analisar dados de segurança viária para que sejam tomadas ações de forma direta na redução de incidentes.

“Com isso, a Uber apoiou, em parceria com o Instituto Cordial, uma pesquisa sobre fatores de risco para incidentes envolvendo moto com passageiros em quatro capitais, incluindo São Paulo”, disse a empresa.

Uber e Datafolha verificam demanda aquecida

A Uber contratou uma pesquisa junto ao instituto Datafolha que mostrou que a demanda pelo serviço na capital paulista é relativamente grande.

O estudo apontou que 85% dos paulistanos concordam que o serviço de moto por aplicativo é uma boa alternativa, e 84% dos entrevistados são a favor da regulamentação do serviço de transporte de pessoas com moto, com a criação de regras por parte de órgãos governamentais.

Além disso, os dados mostraram que 94% dos entrevistados concordaram que moto por app tem menor tempo de deslocamento e 88% entendem que o serviço é ideal para percursos curtos.

Para o levantamento, o Datafolha entrevistou 1.807 pessoas de 16 anos ou mais de todas as classes econômicas na capital e cidades da Região Metropolitana de São Paulo. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Fonte: Isto É Dinheiro