Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

09/01/2020 07h08

Foto: Divulgação

Centro de Convenções 

O novo Centro de Convenções de Salvador (Ba) será inaugurado com dois grandes eventos: dia 23, com um show da Maria Betânia para convidados; e 26, o evento oficial, aberto à população. Para este ano, já estão confirmados diversos eventos, como o Congresso Nacional de Hotéis; a Feira SuperBahia e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores; Bienal do Livro; Festival Afropunk.

Localizado na Boca do Rio, no espaço onde funcionava shopping Aeroclube Plaza Show, o espaço contará com duas praças de exposição, seis escadas rolantes, seis elevadores, oito auditórios moduláveis de 800 m² cada. A estrutura terá também seis salões de 522 m² cada, 12 salas de 236 m² e 28 espaços de reuniões que têm possibilidade de virar camarotes tanto para os eventos externos - como os shows voltados para o mar - quanto os internos. 

Licitação dos Correios

Os Correios, localizado na Pituba, em Salvador, abriu processo de licitação para comercializar o imóvel, com lance mínimo de R$ 211,5 milhões. De acordo com o edital, ganha quem oferecer o maior preço no pregão, marcado para 16 de abril. O negócio inclui o terreno de 34,6 mil metros quadrados e área total construída de 41,9 mil metros quadrados, composta pelo edifício principal de 20 andares, um galpão com quatro pavimentos, auditório e outras duas construções térreas.

Tecon Salvador

A empresa recebeu da Secretaria da Reparação (SEMUR) de Salvador (Ba) o Selo da Diversidade Étnico-Racial, na categoria Compromisso. A certificação é um reconhecimento às ações já desenvolvidas para promover inclusão entre os colaboradores e também pelo compromisso para a promoção da diversidade étnico-racial dentro da empresa.

Fórum Econômico Mundial

Será realizado de 21 e 24 deste mês o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), em Davos, na Suíça, com o objetivo de debater questões globais, como conflitos internacionais, pobreza, problemas ambientais, e possíveis soluções.  O encontro reúne todos os anos mais de 2 mil gestores de alto escalão das empresas-membro do Fórum, líderes políticos, representantes acadêmicos, organizações não-governamentais, líderes religiosos e meios de comunicação.

Tráfego de navios suspenso

Petrobrás e a operadora estatal saudita de petroleiros Bahri, após o Irã atacar duas bases militares usadas pelos Estados Unidos no Iraque, suspenderam temporariamente o tráfego de navios pelo Estreito de Ormuz, no Oriente Médio. O comunicado foi da agência de notícias do Índice Doe Jones, da bolsa de valores de Nova York.

Oportunidades

A fabricante de pás para energia eólica no Brasil, Aeris Energy, está com vagas disponíveis para engenheiros de diversas formações atuarem na função de Analista de Processos no município de Caucaia-CE. As vagas são no setor eólico para Engenheiros com formação nas áreas de Mecânica, Elétrica, Mecatrônica, Produção.  Os interessados em trabalhar no estado do Ceará, basta se inscrever na Aeris
A MRS Logística está com nova vagas de emprego para mantedor metalúrgico (Barra do Piraí-RJ), auxiliar mantedor (Barra do Piraí-RJ) e aprendiz de logística (Conselheiro Lafaiete-MG). A empresa é responsável pela administração de uma malha ferroviária que liga os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

CURIOSIDADES

Entre os dez maiores portos do mundo em movimentação de contêineres, sete estão situados em território chinês. O maior de todos é o Xangai Port,

Xangai Port

É um porto público construído em uma ilha e formado por duas áreas, uma marítima e outra fluvial. A movimentação anual de contêineres gira em torno de 30 milhões de TEU (unidade equivalente a contêineres de 20 pés). Possui 42 piers de atracação e os navios que nele atraca, fazem rotas para mais de 300 portos em todo o mundo.

Ningbo-Zhoushan Port

Segundo maior do mundo, fica na cidade de Shenzhen. Cerca de 90% dos navios que atracam no porto são cargueiros, evidenciando a forte produção na região de artigos manufatureiros destinado ao mercado externo.

Cingapura Port

Considerado o terceiro, é formado por um grande número de terminais periféricos, tornando o conglomerado chamado Porto de Cingapura. Atende ao mercado de reexportação em uma escala gigantesca e movimenta um quinto do transbordo de contêineres de carga.

Rotterdam

É o único na Europa a compor a lista dos 10 maiores terminais portuários no mundo, ocupando no ranking a quarta posição. A partir de Rotterdam as mercadorias são transportadas por navio, barcaça fluvial, ferroviária ou rodoviária. Sua importância, tanto atual quanto histórica, faz dele uma atração à parte para a área de logística.

Tianjin

Situado no Haihe River, na China, está em quinto lugar, e se conecta com mais de 400 portos, em cerca de 200 países. Sua localização é muito valorizada por estar próximo a capital, Pequim.

Guangzhou

É o maior porto no sul da China. Tem conectividade com mais de 300 portos, em 100 países. Até a Primeira Guerra do Ópio, era o único permitido a fazer negócios com estrangeiros.

Qingdao

É um porto natural de baixíssimo custo operacional visto que todo o terminal de contêineres é controlado por apenas nove operadores. Tem conectividade com mais de 450 portos em mais de 130 países. Movimenta quatro vezes mais que o Porto de Santos.

Porto Qinhuangdao

O seu forte é o transporte de carvão. Atualmente, é o maior porto de embarque desse mineral em nível mundial e, internamente, é responsável por quase 50% do transporte de carvão do país entre o norte e o sul.

Hong Kong

Situado no Mar da China Meridional, é um porto natural e fundamental para o sucesso econômico da megametrópole Hong Kong.

Busan

Também conhecido por Pusan, fica no rio Naktong, na Coreia do Sul É um importante ponto de ligação comercial entre o Oceano Pacífico e os países pertencentes à Eurásia. Movimenta 20 milhões de TEUS, dos quais metade de transbordos, atendendo ao mercado interno.