Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

11/01/2020 07h00

Foto: Divulgação

Airbus A321 da Azul

O primeiro Airbus A321 da frota Azul, de matrícula PR-YJA, já entrou em operação agora no mês de janeiro. A aeronave tem capacidade para 214 assentos e está sendo utilizado em rotas domésticas de alta densidade, especialmente durante a temporada de verão.

Inflação

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o ano de 2019 em 4,31%. A taxa é superior aos 3,75% observados em 2018, segundo dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE). A taxa também ficou acima do centro da meta de inflação, estipulada pelo Conselho Monetário Nacional para 2019: 4,25%.

Combustível marítimo

Desde o dia 1º de janeiro, as embarcações passaram a ser obrigadas a usar combustíveis com teor de enxofre de no máximo 0,5%, contra o limite anterior de 3,5%. A mudança regulatória, chamada de IMO 2020, foi definida em meados de 2016 pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês). Caso as embarcações estejam equipadas com scrubbers (espécie de filtro), elas podem continuar usando o combustível antigo. Um detalhe da regra é que as embarcações têm até 1º de março para queimar o combustível mais poluente que restar nos tanques.

Arco central do país

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o livro Fronteiras do Brasil: uma Avaliação do Arco Central. Fruto de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o estudo teve como propósito analisar as principais problemáticas identificadas na região fronteiriça do arco central do país – que compreende os estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As conclusões apontam que o tráfico de armas, pessoas e entorpecentes ainda representam os maiores desafios na formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico regional.

CURIOSIDADES

Gigante nos aires

Embora não seja o maior em comprimento, o A 380 da AIRBUS, é o maior avião comercial em capacidade de passageiros. Caso suas poltronas fossem distribuídas de forma igual nos seus dois andares, teria capacidade de transportar até 800 pessoas.

O avião viaja até 15,2 mil quilômetros sem precisar posar para abastecer. Tem capacidade para 320 mil litros de combustível e voa a uma velocidade de 965 km/h. Alguns aeroportos tiveram de ser adaptados para lidar com o tamanho do A 380. No Brasil, Guarulhos, Viracopos e Galeão são os únicos em condições para recebê-lo.

Um trem de carga e tanto

O BHP Billitron opera a ferrovia Mount Newman, que é uma linha ferroviária particular na Austrália, usada para transportar minério de ferro. O comprimento da pista é de 426 km e é uma das mais longas linhas ferroviárias particulares da Austrália. Em 2001, o trem quebrou o recorde mundial por ser o mais pesado e mais longo do mundo, por juntar 682 vagões, carregando 82.000 toneladas de minério, que atingiu um comprimento total de 7.300 metros de comprimento.