30/09/2022 06h39
Foto: Divulgação
Proibido transporte de armas e munições no dia das Eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a proibição do transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores, os chamados CACs, no dia das Eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.
A resolução foi aprovada por unanimidade na quinta-feira (29). No dia 30 de agosto, os ministros do TSE haviam decidido que, nos locais de votação, no perímetro de 100 metros das seções eleitorais e em outras localidades eleitorais, não seria permitido o porte de armas.
A medida tem por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso busca prevenir confrontos armados derivados da violência política. Eleições livres e pacíficas são da essência da democracia. Incumbe aos Poderes do Estado prevenir situações potencialmente sensíveis, o que implica medidas legais e administrativas adequadas.
OSBA comemora 40 anos
Assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia é sempre uma experiência enriquecedora, mas o concerto que está sendo cuidadosamente preparado para esta sexta-feira (30) será especial. Afinal, a Osba celebrará seus 40 anos de dedicação à música. A comemoração será na sala principal do Teatro Castro Alves, às 20h.
A Orquestra será regida pelo maestro Carlos Prazeres, Diretor Artístico e Regente Titular, que está no grupo desde 2011. Foram escolhidas três peças para o evento: “Concerto para piano nº2”, do compositor austríaco Franz Liszt, “Concerto para Orquestra”, do húngaro Béla Bartók, e a inédita “Descer Para Ver”, de autoria do professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Paulo Costa Lima, que se inspirou na música “Filhos de Gandhy”, de Gilberto Gil.
Os ingressos para esta sexta-feira (30) podem ser adquiridos na bilheteria do TCA e no Sympla. Os valores variam de R$ 5 (meia, da fileira Z6 a Z11) a R$40 (inteira, da fila A a P).
Mão de obra local da Veracel
As inscrições para o Programa de Formação de Mão de Obra Local da Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, já começaram. O projeto, que é realizado em parceria com o Senai Bahia, tem o objetivo de desenvolver a mão de obra da região, oferecendo oportunidade de formação profissional e de complementação educacional. O processo seletivo será promovido em alinhamento com os pilares de Diversidade e Inclusão da Veracel.
Neste momento, as vagas do programa contemplam uma turma exclusiva para pessoas do gênero feminino para o curso de Formação de Operadora de Máquinas Florestais. Já a Formação de Mecânicas e Mecânicos serão para ambos os gêneros. Ao todo, são 36 vagas aberta, sendo 18 para cada curso. O processo seletivo para as duas oportunidades será conduzido pelo Senai Bahia.
Os dois cursos exigem idade mínima de 18 anos, além de ensino médio completo e carteira de habilitação definitiva categoria B ou superior. Não há obrigatoriedade de contar com experiência profissional prévia.
Road Show Salvador
A capital da Argentina, Buenos Aires, se transforma, nesta sexta-feira (30), na 15ª parada do Road Show Salvador de 2022. A iniciativa é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Bahia (ABIH-BA), em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), com o objetivo de promover a capital baiana em mais de 10 cidades do Brasil e da América do Sul, capacitando profissionais do trade para atrair turistas.
A edição 2022 do Road Show Salvador teve início no dia 04 de maio, no Rio de Janeiro. Desde então a ação já passou por mais 13 cidades, sendo elas Belo Horizonte (MG), Santo André (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), além da temporada especial Azul Viagens para agentes de viagens da empresa, realizada no último mês de agosto, em Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), Belo Horizonte e Uberlândia (MG). As paradas mais recentes foram em Aracaju (SE) e em Recife (PE), nos dias 14 e 20 de setembro, totalizando mais de 1.600 capacitações. Em breve os novos destinos serão divulgados.
Denúncias contra o vandalismo
Com o objetivo de facilitar e incentivar denúncias contra o vandalismo, que tem causado grandes prejuízos aos cofres públicos, a Guarda Civil Municipal (GCM) implantou o novo canal de denúncias através do WhatsApp. Em funcionamento há pouco mais de um mês, o serviço contabilizou mais de 400 contatos, sendo aproximadamente 100 denúncias e 24 ocorrências de furtos e roubo de fios.
Por meio do telefone (71) 99623-4955, os cidadãos podem enviar mensagem escrita ou áudios de até 30 segundos, acompanhadas de vídeos ou fotos. O número não aceita ligações.
Com isso, a novidade mobiliza a população a colaborar com a comunicação dos casos, no sentido de coibir furtos e receptação de fios e cabos de energia e telefonia, bem como atos que atentem contra o patrimônio público.
O Núcleo de Estatística da GCM contabilizou, entre os meses de janeiro a agosto deste ano, 464 ocorrências e 9.848 atendimentos.
Ordem de votação na urna eletrônica
No próximo domingo (2), brasileiros aptos a votar vão às urnas para escolher representantes do Poder Executivo nas esferas federal e estadual, além de membros da Câmara dos Deputados, do Senado, das assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saber a ordem em que os votos serão registrados na urna eletrônica é importante para evitar confusões ou mesmo a anulação do voto.
A resolução que dispõe sobre os atos gerais das eleições de 2022 estabelece que a votação deve obedecer a seguinte ordem: deputado federal; deputado estadual (ou distrital, no caso do DF); senador; governador; e presidente da República.
A ordem, segundo a Corte, não pode ser alterada. Isso significa que, para votar em um candidato a presidente, por exemplo, é preciso já ter votado em todos os cargos anteriores.
O próprio TSE sugere que o eleitor leve uma lista com os números dos candidatos escolhidos já escritos na ordem em que eles serão digitados na urna.
O tribunal preparou um simulador de votação para quem deseja estar bem treinado no momento de registrar os votos na urna. A ferramenta está disponível no site do TSE e pode ser utilizada quantas vezes o eleitor quiser.