Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/10/2022 06h30

Foto: Jefferson Peixoto - Secom - PMS

Iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa

Durante todo este mês de outubro, equipamentos públicos do município ganharão iluminação cênica cor de rosa. Quem andar por Salvador poderá ver a iluminação no Elevador Lacerda, na fonte da Praça da Sé, na Praça do Campo Grande e também nos viadutos do BRT, entre o Itaigara e a Avenida ACM. Além dos monumentos, o Hospital Municipal, em Boca da Mata, também fará parte da ação.

A iluminação especial segue até 31 de outubro, a partir das 17h30. A iniciativa é realizada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e tem como objetivo reforçar a importância conscientização e alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, contribuindo para a redução da mortalidade.

Deputadas transexuais pela primeira

Duas cadeiras do Congresso Nacional serão ocupadas por deputadas transexuais pela primeira vez na história a partir de 2023. Com 208 mil votos e 256 mil votos, foram eleitas de forma inédita Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP), respectivamente.

Vereadora em Belo Horizonte, Salabert ocupou o terceiro lugar na disputa eleitoral. Já Hilton, vereadora de São Paulo, foi a nona candidata mais votada no estado. Em 2020, Erika foi eleita a primeira travesti da Câmara dos Vereadores da capital paulista.

Em nota, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) vibrou com o resultado. “Ao longo dessa caminhada tivemos muitos desafios. E nós da Antra temos acompanhado a cada pleito a luta dessas representações para atuarem em defesa dos nossos direitos. Estamos felizes demais por termos eleito duas deputadas federais e três deputadas estaduais, que honram o legado de Kátia Tapety e dão continuidade a um caminho sem volta: Aquele que trilha novos rumos e avança em busca da garantia da cidadania trans, atentas as pautas que transcendem suas identidades”, comemorou a Antra.

Prorrogado Censo Demográfico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que prorrogará a coleta em campo do Censo Demográfico até o início de dezembro. O trabalho de levantamento de informações em campo, que teve início em 1º de agosto, estava previsto para se estender apenas até o fim de outubro.

O instituto comunicou que está enfrentando dificuldades para contratar trabalhadores em determinados locais. Em todo o País, o IBGE conta com 95.448 recenseadores em ação no momento, apenas 52,2% do total de vagas disponíveis. O Estado com maior déficit de recenseadores é o Mato Grosso, com 36,8% do número de vagas ocupadas.

Até 2 de outubro, foram recenseadas 104.445.750 pessoas, em 36 567.808 domicílios, o equivalente a 49% da população estimada no País. No Censo Demográfico de 2010, já tinham sido recenseados à essa altura da coleta 86,9% da população.

Exposição Floresta Sempre Viva

Com a proposta de levar ao público um pouco da magia da mata atlântica, a exposição “Floresta Sempre Viva” vai ocupar o Shopping da Bahia, em Salvador, entre os dias 4 e 18 de outubro. A mostra reúne mais de 30 painéis com fotos, vídeos, aromas e sons da fauna, flora e cursos d’água captados nas áreas de conservação ambiental da Bracell no litoral norte do estado.

Além do material audiovisual e de realidade aumentada, a exposição conta com mudas de plantas nativas, peças de artesanato confeccionadas de modo sustentável e equipamentos utilizados pelos brigadistas do Programa Amigos da Floresta no combate a focos de incêndio nas áreas de preservação ambiental da empresa.

A mostra foi inspirada no livro homônimo, disponível no site www.florestasempreviva.com.br. Os registros foram produzidos por Igor Macedo, Gleison Rezende, Lucas Passos, Emer Paz e Uendel Galter. Há ainda painéis com imagens de aves raras feitas por Ronaldo Lopes Oliveira, fotógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia. Outros destaques são as peças do acervo do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, como registros de pegadas de animais monitorados nas áreas de conservação da companhia de celulose na Bahia.

Velejador Lars Grael

Um dos maiores nomes da vela brasileira, o velejador Lars Grael é o convidado do Museu do Mar Aleixo Belov para festejar, antecipadamente, o Dia do Velejador. O bate-papo com o campeão mundial e medalhista olímpico acontece na quinta-feira (6), a partir das 15h, diretamente do auditório do museu, no Santo Antônio Além do Carmo, com transmissão através do canal da Fundação Aleixo Belov no Youtube.

Durante o encontro, conduzido por Marcelo Sacramento, diretor/Nordeste da Confederação Brasileira de Clubes e ex-comodoro do Yacht Clube da Bahia, Grael falará sobre a importância da vela, assim como os avanços na modalidade para o esporte do País.
Além do encontro virtual, o público que for ao Museu do Mar poderá acompanhar a exposição “Conchas Marinhas da Bahia”, que é um acervo particular composto por diversos colecionadores do Brasil. A mostra, que segue no espaço cultural até o dia 23, traz uma variedade de espécies e contextos culturais das conchas encontradas no estado.

Exames gratuitos de mamografia

A Secretaria da Saúde (Sesab) da Bahia oferece exames gratuitos de mamografia para marcar o Outubro Rosa. Uma Unidade Móvel do órgão está disponibilizada no Estacionamento Externo do Salvador Norte Shopping para a oferta deste serviço. O objetivo da Sesab é atender até 140 mulheres por dia.

O Outubro Rosa é voltado para a conscientização quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode levar à cura em 90% dos casos.

O exame é destinado a mulheres de 40 a 69 anos. A ação da Sesab atende mulheres desta faixa etária,que precisam ter mais de um ano que realizaram a última mamografia e não possuir histórico de cirurgia em mama ou cicatriz. É necessário levar o Cartão Sus, documento de identificação (RG) e comprovante de residência.

A Unidade Móvel ficará no shopping até o dia 22 de outubro. O serviço está disponível das 8h às 18h, e as senhas começam a ser distribuídas a partir das 6h30.

Nem emprego, nem estudos

O Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos.

Os dados são do relatório Education at a Glance 2022, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Segundo o documento, 35,9% dos jovens estão nessa situação no país. A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar.

A África do Sul é o único país com maior proporção que o Brasil, com 46,2%. Já a Holanda é o que tem menos jovens nessa situação, apenas 4,6%.

O relatório avaliou a situação do ensino superior e emprego dos 38 países membros da OCDE. Também foram analisados os dados do Brasil, Argentina, China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul.

Em agosto, um estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostrou que o Brasil tinha 23% da população de 15 a 24 anos sem trabalhar e estudar. A média mundial do desemprego juvenil é de 16,9%.

O relatório destaca ainda que, no Brasil, só 33% daqueles que acessam o ensino superior conseguem terminar a graduação dentro do tempo previsto.