08/10/2022 06h30
Foto: Divulgação
Projeto Borboletas
O Projeto Borboletas segue com as ações de atendimento psicológico gratuito em Salvador, chamando a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde mental. Desenvolvida pelo psicólogo e instrutor de inteligência emocional da Guarda Civil Municipal, Antônio Lacerda, a iniciativa é realizada aos sábados, das 8h às 12h, na Lagoa dos Pássaros, na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no Stiep, para pessoas de todas as idades.
O objetivo do 'Borboletas' é prevenir diversos males que afetam o psicológico das pessoas, principalmente no período pós-pandemia, onde muitas pessoas foram afetadas pelas consequências da Covid-19, como ansiedade e depressão. Quem procura o atendimento faz a inscrição no próprio local, passa pela assistente social e, posteriormente, recebe acolhimento profissional. As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, com duração de 30 a 40 minutos.
Casos de violência contra mulheres
Um levantamento feito pela Rede de Observatórios de Segurança apontou que, entre agosto de 2021 e julho de 2022, foram registrados 301 casos de violência contra a mulher na Bahia. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 204, o que representa aumento de 47%.
Entre os 301 casos registrados estão: tentativa de feminicídio ou agressão física, feminicídio, violência sexual ou estupro, cárcere privado e tortura e agressão verbal.
Desses casos, ao menos 87 remetem ao atual ou ex-marido como agressor. Em sequência vêm namorados ou ex-namorados como agressores, com 27 casos.
De acordo com a rede, 142 casos não estão identificados ou são desconhecidos, por isso a taxa de violência pode ser ainda maior.
Roda de Samba
A Maior Roda de Samba do Mundo vai agitar o público da capital baiana com mais de 12h de shows neste final de semana. O evento acontece no domingo (9), a partir das 13h, na Arena Fonte Nova. Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos através da Bilheteria Digital.
A abertura da festa ficará por conta da banda local Samba e Suor. Em seguida, sobe ao palco com seus hits o cantor e compositor Escandurras. O cantor Thiago Soares é o terceiro a se apresentar, seguido por Tiee, Xande de Pilares, Caju pra Baixo e Grupo Clareou. Quem encerra o evento é a banda carioca Vou pro Sereno.
Movimento +Água
O Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP aderiu recentemente ao Movimento +Água, projeto integrante da iniciativa Ambição 2030, promovida pela Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, e que tem como objetivo expandir o engajamento do setor privado na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030.
O +Água visa a universalização do saneamento e a segurança hídrica do Brasil e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. Mais do que um posicionamento público, o Movimento propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma maneira poderosa de impulsionar as empresas com vantagem competitiva na transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no Brasil, avançando em questões prioritárias para o país.
Comprovação de informações do Prouni
O Ministério da Educação (MEC) informou que o período de comprovação de informações da inscrição dos participantes da lista de espera do atual processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi estendido até 14 de outubro. O novo prazo foi publicado no Edital n°103, do Diário Oficial da União (DOU).
A prorrogação do prazo tem o objetivo de garantir o máximo de tempo hábil aos participantes, para que possam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição junto às instituições de ensino para as quais se inscreveram. Vale destacar que cabe às instituições informar aos candidatos os meios adotados por elas para o recebimento de documentos, que pode ser virtual ou presencial.
O resultado da lista de espera do Prouni pode ser consultado no portal Acesso Único.
Festa Graviola
Pitadas de cores, sons e sabores estão garantidas neste sábado (8), com a Festa Graviola. A partir das 16h, o Trapiche Barnabé, em Salvador, abre as portas para as novidades fresquinhas dessa festa que promete uma mistura bem brasileira regada a muita música, moda e culinária com aquele gostinho de festa de largo que Salvador tem como nenhum outro lugar. Os ingressos custam R$70 e estão à venda no Ticket Maker.
Inspirada nas feiras livres, a Graviola aposta na valorização das identidades brasileiras misturando MPB, paggotrap, reggae/raga, rap, axé e toda sonoridade que finque raízes em nossas terras com aquele tempero especial da cultura local.
Com ares de mercado a céu aberto, a Graviola contará com expositores de artesanato, roupas, acessórios e uma grande variedade de bebidas e comidas de rua como pastel, churrasquinho, caldo de cana, picolé de coxinha, capelinha e gengibrinho com opções que atendem também ao público vegano.
Atividades turísticas na Bahia
O volume de atividades turísticas na Bahia avançou 48,4% de agosto do ano passado para julho de 2022, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação ao resultado nacional, o índice foi de 38,5%. No mesmo período, a receita estadual no setor teve aumento de 70,6%, superando os 56,6% registrados no país. No balanço do ano passado, o turismo baiano cresceu 47%, mais que o dobro da média nacional, que ficou em 21%.
Os números têm contribuído para a geração de novas oportunidades de emprego no estado. Segundo o IBGE, nos últimos 12 meses, mais de 100 mil pessoas foram contratadas na Bahia para trabalhar em serviços com características turísticas, o que representou 5,2% dos empregos gerados no setor em todo o país.
Título de eleitor
O brasileiro que pretende tirar o título de eleitor para garantir o voto nas eleições municipais de 2024 ou corrigir dados do cadastro precisará aguardar até o dia 8 de novembro para dar início ao processo, de acordo com orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para votar no pleito deste ano, os cidadãos tiveram até o último dia 4 de maio, 150 dias antes da data do primeiro turno, para solicitar o documento, transferir a zona eleitoral ou revisar os dados registrados na Justiça Eleitoral.
Já a partir do dia 8, quando o cadastro será retomado, os serviços poderão ser solicitados pela plataforma Título Net.
Além da emissão do título, será possível requisitar a alteração do endereço residencial, a troca do local de votação, tanto dentro quanto fora do Brasil, e a inclusão do nome social.
O ato de votar no país obrigatório para as pessoas entre 18 e 70 anos. O brasileiro que não comparecer às urnas e não justificar a ausência terá certos direitos cerceados.
Entre eles aparecem a impossibilidade de tirar o passaporte ou carteira de identidade, receber vencimentos de emprego público e se inscrever em concurso para cargo público.