15/10/2022 06h33
Foto: Ilustrativa
Dia do Consumo Consciente
Neste sábado (15) é comemorado o Dia do Consumo Consciente. Data criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2009, com o objetivo de chamar atenção da população para os riscos do consumo excessivo.
Nos últimos anos, tem crescido o interesse dos consumidores por produtos mais sustentáveis. Segundo pesquisa desenvolvida pela Nielsen, 42% dos consumidores brasileiros estão iniciando uma mudança de hábito na forma de consumo, com o intuito de diminuir o impacto negativo ao meio ambiente. Além disso, de acordo com o estudo da Network for Business Sustainabity (NBS), os consumidores estão dispostos a pagar 10% a mais por produtos que sejam socialmente conscientes.
A Abree - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – apresenta algumas dicas para conscientizar o consumidor:
Compre apenas o necessário: antes de realizar qualquer compra é importante analisar se realmente é mandatório adquirir o item escolhido, assim pode ser evitado compras por impulso e acúmulos de produtos sem uso.
Procure por empresas/marcas sustentáveis: quando realizar uma compra outro fator relevante é analisar a procedência do produto, por exemplo, como é feito e quais são os componentes utilizados na fabricação, isso vai ajudar entender sobre a vida útil e o processo de reciclagem.
Realize o descarte ambientalmente correto: Por fim, é fundamental tomar cuidado no pós-consumo. Cada produto se enquadra em um tipo de reciclagem. Portanto, pesquise qual a forma correta de realizar o descarte.
Para dar a destinação ambientalmente adequada para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos a população pode contar com a ABREE, basta acessar o site (https://abree.org.br/pontos-de-recebimento) e conferir o ponto de recebimento mais próximo.
Ruas de Lazer
A partir de domingo (16), o projeto Ruas de Lazer retornará à Avenida Magalhães Neto, na Pituba, em Salvador. Suspenso desde 2020, por conta da pandemia, a iniciativa voltará a ser realizada sempre aos domingos e feriados, das 7h às 17h, neste período a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará o bloqueio do tráfego de veículos na avenida.
A reinauguração da iniciativa terá programação especial. Das 7h às 14h, terá um circuito infantil de bicicleta para as crianças, com show de Tio Paulinho, que começa às 9h. Das 8h às 16h, brinquedos infláveis e cama elástica. E, por volta das 14h30, o espetáculo Hebert & Richard, com trilhas sonoras de cinema.
“Entrelaçadas: Mulheres na Arte”
A Aliança Francesa de Salvador recebe, a partir deste sábado (15), às 16h, a exposição coletiva “Entrelaçadas: Mulheres na Arte”. A mostra, que fica em cartaz até o dia 20 de novembro, reúne obras de 10 artistas mulheres. A entrada é gratuita e a visitação pode ser realizada de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h.
As expressões de arte da exposição falam das laçadas, costuras e amarrações que são carregadas e transformadas na forma de amar a vida que cada uma das artistas vem encontrando. O público poderá conferir obras de Alba Liberato, Astrid Esslinger, Christina Borges Lutz, Dulcimira Capisani, Marietta Toledo, Mônica Colucci, Nilzete Araújo, Paula Ariane, Stela Maris Sanmartin e Tânia Nolasco.
Bloco do Lucas
Já em clima de Carnaval, o projeto Bloco do Lucas levará o fervo da folia baiana para o palco do Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, neste sábado (15), a partir das 20h, com entrada gratuita. Na ocasião, o cantor de Axé Lucas receberá no palco a artista do pagotrap DAI. O evento contará ainda com a abertura do DJ Álvaro Réu.
Com um repertório carnavalesco, incluindo as canções mais marcantes da Axé Music como 'Prefixo de Verão ' e 'Baianidade Nagô', Lucas também apresentará algumas de suas músicas de trabalho, a exemplo de 'Deu Liga' e 'Caminho Coração', está última recentemente lançada nas plataformas digitais, com a participação de Saulo.
O projeto Bloco do Lucas é produzido pela Vestido de Palha Produções, com apoio do Governo do Estado. A entrada é gratuita, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.
Trancistas Master
O Teatro Jorge Amado, na Pituba, recebe no domingo (16) a segunda edição do Trancistas Master, evento que trará novidades e atualizações para trancistas da Bahia e de outros estados do país. As tranças são ferramentas de resgate da cultura e empoderamento estético e possibilitam autonomia financeira para profissionais do segmento. Mais de 400 deles devem participar do espetáculo.
Entre as empresas que participarão está a Ginga Hair, primeira fábrica de fibras sintéticas premium para cabelos, e que aceitou o convite da especialista em cachos naturais e orgânicos Anna Telles, organizadora do Trancistas Master.
O encontro, voltado para trancistas de todo país, vai debater temas como empreendedorismo, tendências e técnicas para a realização dos mais variados penteados.
“A Mulher Rei”
O sucesso da primeira matinê com “A Mulher Rei”, de Gina Prince-Bythewood, foi tão grande que o filme protagonizado por Viola Davis voltará no domingo (16) nas quatro salas do Cine Metha - Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador.
As sessões acontecem às 10h30, sendo duas dubladas e duas legendadas, mantendo o ingresso por apenas R$ 4 (quatro reais). No último domingo, duas sessões estavam programadas e mais três tiveram de ser abertas para atender às quase 900 pessoas que compareceram ao cinema.
Inspirado em eventos reais, “A Mulher Rei” resgata a história da Agojie, uma unidade de mulheres guerreiras que protegiam o reino africano de Dahomey nos anos 1800. O filme acompanha a jornada épica da General Nanisca (Viola Davis) enquanto treina uma nova geração de recrutas e as prepara para a batalha contra um inimigo que busca destruir o modo de vida delas.
Inaugurado em 2008, o Cine Metha - Glauber Rocha mantém viva a história da área em frente à Praça Castro Alves, que sedia salas de cinema desde 1919. O cinema conta hoje com o patrocínio e apoio institucional do grupo empresarial baiano Metha S/A.
“Oxe, é Jazz”
Sob curadoria do músico Eric Assmar, o projeto musical itinerante “Oxe, é Jazz” realiza nova edição neste sábado (15) e domingo (16), a partir das 18h, no Parque Costa Azul. A abertura do evento fica por conta da sueca Cecília Stalin. Radicada em Londres, a artista traz ao palco do Oxe uma apresentação em formato de quarteto, interpretando clássicos do jazz mesclados a canções autorais.
Em seguida, será a vez da banda Skanibais, referência na prática do gênero ska em Salvador. Liderado pelo trompetista e compositor João Teoria, o grupo apresenta um repertório que reinterpreta clássicos do ska aliados ao balanço da música brasileira.
Já no domingo (16), o evento será aberto pelo multi-instrumentista, cantor e compositor baiano Júlio Caldas, que convida o gaitista Luiz Rocha. No palco, eles visitarão clássicos do blues em formato de quarteto.
Esta edição fecha com o curador Eric Assmar que recebe o guitarrista, cantor e compositor paulista Igor Prado pela primeira vez em Salvador. O show conta ainda com a participação especial do jovem Igor Gnomo, revelação da cena instrumental baiana.