Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

19/04/2020 06h38

Foto: Divulgação

Doador de Visão

Referência em reabilitação visual com equipe multidisciplinar, o Instituto de Cegos da Bahia inicia neste mês o programa Doador de Visão. A ação é destinada a pessoas físicas e jurídicas interessadas em se tornar contribuintes mensais do instituto. A arrecadação será utilizada para a manutenção e ampliação dos serviços prestados, que seguem em suspensão temporária em virtude das medidas de prevenção contra o coronavírus. 

As doações continuam sendo importantes e podem ser realizadas através do site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora
A iniciativa acontece também no momento em que profissionais da saúde e instituições unem esforços pelo “Abril Marrom”, campanha nacional pela conscientização da população para a prevenção e o diagnóstico precoce da cegueira. O período é marcado por ações de esclarecimento sobre o compromisso com os tratamentos de doenças como o glaucoma, a catarata e a retinopatia diabética, além de momento para reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular. 

Uso de máscaras

As blitze de trânsito em Salvador para verificar o uso de máscaras em motoristas e passageiros de veículos particulares terá, inicialmente, apenas caráter educativo e informativo, informou o prefeito ACM Neto (DEM) neste sábado (18).

Inicialmente será realizada uma ampla campanha educativa no trânsito, sem a necessidade de punição, pata ampliar o uso da máscara, o que é recomendado pelas autoridades em saúde pública e por infectologistas.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garante que nenhum participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tentou a isenção da prova e não conseguiu, mas que cumpre os requisitos da isenção, será prejudicado na prova deste ano. No período de inscrições para o exame o próprio órgão irá, de ofício, garantir a gratuidade.

A prova do Enem está mantida mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e neste ano será realizada a primeira edição do Enem digital. As provas do Enem Digital que estavam previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro foram alteradas para os dias 22 e 29 de novembro. As do Enem impresso continuam previstas para 1º e 8 de novembro. 

Isolamento social

Mais da metade da população brasileira (54%) crê que as restrições de viagens e determinações de isolamento social não serão suficientes para impedir que o coronavírus se propague. O dado faz parte da pesquisa Tracking the Coronavirus, que está na sua oitava parte, e é divulgada semanalmente pelo Instituto Ipsos de pesquisas e dados com entrevistados de 15 nações.

A página do instituto revela que a oitava onda da pesquisa, conduzida entre 09 e 12 de abril de 2020, mostra que a percepção brasileira sobre a Covid-19 se manteve estável.

Na semana anterior, o índice de discordância da eficácia do isolamento social como método para impedir a propagação da doença também ficou em 54%. Já há duas semanas, entre 26 e 28 de março, o pessimismo era menor: 49%, pouco menos da metade dos entrevistados no Brasil, achavam que a medida não seria efetiva.

Opinião dos médicos

Para 64% dos médicos brasileiros, a população não está pronta para lidar com a pandemia de Covid-19. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos na América Latina.

O levantamento foi realizado entre os dias 31 de março e 3 de abril. A pesquisa ouviu 1.580 profissionais da medicina de especialidades diferentes em quatro países: Brasil, Argentina, Colômbia e México.

Apesar dessa percepção, 63% dos médicos brasileiros responderam que a sociedade está engajada na luta contra a pandemia. Sobre o suporte dado pelos governos, 80% dos entrevistados responderam que recebem apoio e informações seguras.

Em relação à infraestrutura hospitalar do Brasil, 76% dos profissionais de saúde entrevistados disseram acreditar que a rede pública não está preparada para a pandemia.

Espanha

De acordo com o Instituto Ipsos, o país que mais acredita no isolamento social como forma de conter a propagação do novo coronavírus é a Espanha, com apenas 34% dos ouvidos localmente apresentando descrença ao método.

O país é seguido pela Austrália, com 35%, e por Canadá, Itália e China, os três empatados com 36%.

Live de Sandy e Junior

Após muitas especulações, os irmãos Sandy e Junior finalmente confirmaram que farão uma live juntos para arrecadar doações para o combate ao novo coronavírus. O ao vivo da dupla acontecerá no próximo dia 21 de abril, às 20h, no YouTube da dupla.

De acordo com a postagem compartilhada por ambos nas redes sociais, a live terá clima intimista, dentro de casa, "como tudo começou". A cada real doado pelos fãs para o projeto Fome De Música, a Fundação Casas Bahia irá doar mais R$1.

Leilão do troféu Bola de Prata

Campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, o ex-volante Paulo Rodrigues fez um grande gesto de solidariedade. Ao lado da filha, ele decidiu leiloar o troféu da Bola de Prata que ganhou durante a campanha do título tricolor. Segundo o próprio, o dinheiro arrecadado será usado para ajudar famílias afetadas pela pandemia do novo coronavírus. 

O anúncio do leilão foi feito nas redes sociais do jogador. O lance inicial é de R$ 10 mil reais e as ofertas podem ser feitas na própria postagem.

Ídolo da torcida tricolor, Paulo Rodrigues conquistou a Bola de Prata ao ser eleito o melhor volante do Campeonato Brasileiro de 1988. Ele defendeu o Bahia durante cinco temporadas e se destacava pela classe com que atuava.