05/11/2022 06h28
Foto: Divulgação
Natal Solidário da Cidade da Luz
Visando a realização do Natal Solidário da Cidade da Luz, a instituição realiza neste sábado (5), das 9h às 16 horas, em seu estacionamento, na Rua Barreto Pedroso, 295 (Pituaçu, Salvador, Bahia), o primeiro Drive-Thru Solidário com foco natalino. A iniciativa tem como objetivo iniciar a arrecadação de alimentos para as famílias assistidas pela entidade e também para outras instituições que atendem crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência (PCD).
Entre os alimentos que a ação pretende arrecadar estão feijão, arroz, macarrão, farinha de mandioca, café em pó, leite em pó, açúcar, biscoito cream cracker, flocão de milho, óleo de soja ou similar, bem como material de limpeza (água sanitária, sabão em pó, álcool a 70%, detergente) e produtos de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, creme dental e aparelho de barbear. A contribuição, pessoal ou através de empresas, poderá ser feita também em forma de doação financeira através do site da instituição.
Mater Dei na Luta Contra o Câncer
O Hospital Mater Dei Salvador vai oferecer de graça 100 exames de mamografia e 100 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e consultas com especialistas para ajudar no diagnóstico precoce do câncer, o que é vital para o sucesso no tratamento da doença. A ação faz parte da campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer, que acontece há 12 anos.
Os interessados podem se inscrever neste sábado (5), das 8h às 18h, pelot elefone do Mater Dei Salvador - (71) 3330-7125.
Os pacientes vão receber o resultado dos exames durante uma ação de conscientização da luta contra o câncer realizada pelo Hospital Mater Dei Salvador no dia 26 de novembro. Nesse dia, eles passarão por consulta com mastologista e urologista. Caso seja necessário fazer uma biópsia, os pacientes serão encaminhados para um laboratório parceiro.
Aumento de 46,8% de casos de dengue
A Bahia registrou, janeiro e outubro, um aumento de 46,8% de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as razões para o crescimento de casos está a adaptação do mosquito Aedes aegypti (vetor da doença) a novos ambientes para reprodução, como a água suja.
No âmbito nacional, segundo o Ministério da Saúde, as notificações entre janeiro e outubro subiram em 185% comparadas ao mesmo período de 2021. "Ele está se adaptando à mudança do ambiente, então isso serve de alerta para todos para terem um cuidado ainda maior e evitar o acúmulo de água", alerta Cristina Guimarães, subgerente de arboviroses do Centro de Controle de Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Dados rececentes do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), indicam a notificação de 53.196 casos suspeitos de Dengue, em 356 dos 417 municípios. Segundo o levantamento, são cerca de 33.821 casos prováveis até a 40ª semana epidemiológica considerada entre 2 de janeiro e 8 de outubro.
O aumento é de 46,8% se comparado ao mesmo período de 2021, em que foram notificados 23.032 casos prováveis.
“Monstra!”
Estreia neste sábado (5), às 19h, no teatro Vila Velha, a peça de teatro “Monstra!”, dirigida por Victor Fernandes. A peça seguirá em temporada durante os sábados, às 19h, e domingos, às 18h, até o dia 20 de novembro. Os ingressos estão à venda, com valores de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) na plataforma on-line Sympla (bit.ly/MonstraTeatroVilaVelha) e na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início da sessão.
A proposta do espetáculo “Monstra!” é criar um encontro entre mito, ficção e realidade, onde a figura da monstra se estabelece como um arauto de crises, com um propósito único: discutir esta presença e como lidamos com ela, afinal: “E se monstros fossem reais?”.
A peça é uma realização do grupo Reverbe - Território Cênico e no elenco, estão Amanda Cervilho, Fernanda Veiga, Lia Nascimento, Iana Nascimento, Meniky Marla, Milena Nascimento, além do diretor, Victor Fernandes.
Caetano Veloso 80 anos
A capital baiana recebe, neste final de semana, o lançamento do livro "Objeto Não Identificado: Caetano Veloso 80 anos - ensaios", organizado por Pedro Duarte. O evento acontece no domingo (6), a partir das 18h, no Sebo Galáxias do Cine Metha Glauber Rocha e contará com a presença da historiadora Priscila Correa e o poeta James Martins, co-autores da obra. O bate-papo terá mediação do jornalista Ricardo Ishmael.
"Objeto Nâo Identificado" reúne 11 ensaios sobre a trajetória do compositor baiano que comemorou oito décadas em agosto, incluindo ainda depoimentos de Gilberto Gil, Maria Bethânia, Moreno Veloso e Jorge Mautner. Entre os autores presentes no livro, estão José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Santuza Cambraia Naves, Fred Coelho, Acauam Oliveira, entre outros.
Salvador Boa Praça
O 'Salvador Boa Praça' realiza a sua quinta e última edição de 2022 neste final de semana e encerra a temporada em grande estilo. A programação acontece neste sábado (5), das 11h às 19h, e no domingo (6), das 9h às 19h, na Praça Ana Lúcia Magalhães, no bairro da Pituba, em Salvador.
No sábado (5), os destaques ficam por conta da apresentação do músico Du Britto, às 12h30, e do grupo Stripulia, que anima o público kids a partir das 14h30. O evento contará ainda com show de Alex Góes, às 16h, em homenagem a Elton John. Encerrando o primeiro dia, quem sobe ao palco, às 18h, é o grupo Os My Friends.
No domingo (6), a cantora Luana Matos apresenta um show em homenagem a Marília Mendonça, a partir das 12h30. A animação da criançada fica por conta do grupo Musiclauns, com apresentação temática de Halloween, às 14h30. A partir das 16h, quem agita o público é a banda Supervoltz. Por fim, encerrando a quinta edição do projeto, o cantor Ricardo Chaves se apresenta a partir das 18h.
Itaparica Festival Gastronômico
Sob a curadoria de Stella Maris, a primeira edição do Itaparica Festival Gastronômico - sabores e fazeres acontece entre este sábado (5) e 15 de novembro e terá como tema "Manga e Riquezas do Mar". O evento é uma realização da Prefeitura de Itaparica e da Associação Brasileira de Bares e Restaurante e integra a programação em torno dos 191 anos da cidade.
Além de pratos produzidos a partir da manga e pescado, com a contribuição de produtos da agricultura familiar, o evento contará com bate-papos, aulas shows, cinema, talk shows, palestras, dentre outras atividades. Na programação musical, estão confirmados nomes como Magary Lord, Pierre Onassis e Banda Afrodisíaco, Nanda Ribeiro, samba de mesa, José Maurício e Beto Wilson.
Diversidade sexual e de gênero
O Brasil tem 12% de pessoas adultas que se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (ALGBT), mostra levantamento inédito da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP), publicado na revista científica Nature Scientific Reports. Este percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros, de acordo com dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mapeou a diversidade sexual e de gênero no país a partir de uma amostra representativa da população brasileira, similar ao que é feito nas pesquisas eleitorais. Foram entrevistadas 6 mil pessoas maiores de 18 anos, em 129 cidades, nas cinco regiões do Brasil. Os questionários foram aplicados pelo Instituto Datafolha, entre novembro e dezembro de 2018.
Outro diferencial do estudo são as perguntas do questionário. Em vez da autodeclaração, que poderia incorrer em uma incompreensão dos conceitos pelos participantes, optou-se por fazer perguntas objetivas e depois categorizar as respostas.