08/11/2022 06h37
Foto: Divulgação
Monumentos iluminados na cor azul
Até o final deste mês, monumentos públicos e alguns dos cartões postais de Salvador seguem iluminados na cor azul. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar o público masculino sobre a prevenção do câncer de próstata e destacar cuidados importantes com a saúde do homem.
A ação se faz presente nas estações e viadutos do BRT, Elevador Lacerda e fontes luminosas situadas nas praças da Sé e do Dois de Julho (Campo Grande). O lembrete para cuidar deste aspecto da saúde, por meio da iluminação especial, é promovido pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A projeção da entidade é de que Salvador tenha 6 mil novos casos de câncer de próstata apenas este ano. A incidência e a mortalidade do público crescem com fatores como idade a partir dos 50 anos, histórico familiar e sobrepeso, daí a importância da campanha.
Maior prêmio do turismo
O Centro de Convenções Salvador (CCS) está concorrendo ao Prêmio Caio, considerado o Oscar do turismo nacional. Administrado por um dos principais players do mercado de eventos no mundo, a multinacional francesa GL events, o CCS disputa como a melhor infraestrutura para grandes eventos no Nordeste do País.
Com 100 mil m² de área total, o CCS se destaca por sua modernidade e versatilidade, com espaços moduláveis que se adaptam à necessidade de cada evento, seja ele feira, exposição, convenção ou reuniões corporativas e sociais. Mais que um espaço para eventos, o CCS é um destino completo, que conta ainda com uma área ao ar livre para shows e um restaurante de alto padrão com vista ao mar. O resultado da premiação será divulgado em dezembro, em São Paulo.
Compromisso de fomentar a inclusão
Como parte do seu compromisso de fomentar a inclusão em seu ecossistema de parceiros, a Ambev realiza, na quarta-feira (9), um evento de negócios para recrutar fornecedores da região de Salvador. Serão priorizados profissionais LGBTQIA+, mulheres, negros e indígenas.
Os empreendedores terão a oportunidade de se conectar com o time de compras da Ambev e apresentar soluções alinhadas às operações das companhias (refrigeração, peças de manutenção, materiais de ferro e aço, limpeza, entre outros).
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link até esta terça-feira (8). O encontro acontecerá a partir das 14h, em um dos centros de distribuição da companhia cervejeira, no bairro de Valéria.
Vinhos tropicais
A Bahia se tornou referência internacional em produção de vinhos, isso porque, a região do Vale do São Francisco recebeu a primeira indicação de procedência de vinhos tropicais no Brasil. Com este selo, a Europa, reconhece a região como referência no país no tocante à produção da bebida.
A conquista registrada como Indicação de Procedência Vale do São Francisco, permite a abertura de capital internacional para os vinhos baianos. O Vale já era reconhecido internacionalmente pelo manejo e produção de uvas de mesa e frutas tropicais.
A nova indicação protege os vinhos originais do Vale, que já é considerado como região geografia peculiar no contexto mundial, levando em consideração a diversidade de tipos de uvas que podem ser cultivadas.
Rainha Silvia, da Suécia
Criadora da ChildHood World Foundation, a rainha Silvia, da Suécia, estará em Vitória da Conquista nesta terça-feira (8), para conhecer o funcionamento do Complexo de Escuta Protegida (CEP), implantado pela prefeitura com parceria da ChillHood Brasil.
O CEP foi inaugurado pela prefeita Sheila Lemos em agosto do ano passado e se trata de um equipamento voltado para a tomada de depoimento especial das crianças e adolescentes que sofreram ou testemunharam algum tipo de violência, e concretiza a adoção da Lei Federal nº 14.341/2017, denominada de Lei da Escuta Protegida.
Vitória da Conquista é o primeiro município do Brasil a implementar a lei, dando-lhe funcionalidade por meio do complexo, que faz parte do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde estão congregados vários órgãos atuantes na proteção juvenil, como conselhos tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Creas, entre outros, além das presenças do Ministério Público Estadual e da Vara de Violência Doméstica e Familiar.
Cuidado em Situações Frequentes de Dor
Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Ministério da Saúde lançou o curso Cuidado em Situações Frequentes de Dor. As inscrições podem ser feitas na plataforma UNA-SUS.
De acordo com o ministério, a carga horária é de 30 horas e há cerca de dez mil vagas para profissionais de saúde, gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e a interessados nos temas abordados.
O curso é formado por cinco módulos de cargas horárias independentes e o aluno poderá obter a certificação de cada curso concluído individualmente ou de carga horária total do programa, de 180 horas. A habilitação aborda os principais mecanismos fisiopatológicos da dor e suas vias de neuromodulação.
Seminário Internacional de Energia Nuclear
Desta terça-feira (8) a 11 de novembro, a Eletronuclear participa da 13ª edição do Seminário Internacional de Energia Nuclear (Sien). O evento ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), localizada na capital fluminense.
Com o tema “A tecnologia nuclear, amiga do clima, do homem e do planeta”, o seminário abordará aplicações da energia nuclear em áreas como geração de eletricidade, agricultura, meio ambiente, indústria e medicina, bem como será palco de debates estratégicos, políticos e sociais. O seminário será realizado de forma híbrida, tanto presencialmente quanto on-line.
Das 10h10 às 11h20, desta terça-feira (8), o ex-presidente, engenheiro nuclear e especialista em segurança e radioproteção da Eletronuclear, Leonam Guimarães, ministra a palestra “Custo da energia nuclear x mudanças climáticas - por uma matriz colaborativa”.
17ª edição do Interculte
O cantor, compositor e multi-instrumentista baiano Carlinhos Brown será o palestrante da abertura da 17ª edição do Interculte, um dos maiores eventos acadêmicos da Bahia, que acontece desta terça-feira (8) a 10 de novembro.
Para participar de toda programação do evento, inclusive da palestra de abertura, é necessário estar inscrito no Interculte e a inscrição prévia deve ser feita no site do evento https://interculteuj.com.br.
Para acompanhar presencialmente o evento, os inscritos poderão retirar a pulseira de acesso ao local da palestra, no balcão de credenciamento, desta terça-feira (8), a partir das 17h30 – a entrega será feita por ordem de chegada. Após atingir a capacidade máxima do auditório, os demais participantes poderão acompanhar a transmissão ao vivo através de um telão instalado no Campus Paralela. Este encontro também será transmitido no canal do Youtube da Unijorge (youtube.com/Unijorge).
Novembro Negro
Para marcar o Novembro Negro, movimento de enfrentamento ao racismo, reafirmação da identidade e melhoria nas políticas públicas, uma programação especial e gratuita está sendo realizada nos espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana – Forte de Santa Maria e Carybé das Artes – Forte de São Diogo, ambos na Barra. As atividades têm como objetivo o fortalecimento do protagonismo da população negra em Salvador.
Para diversificar as ações, cada espaço cultural contará com uma programação exclusiva. Fazem parte das atividades do Mês da Consciência Negra a exibições de filmes, oficinas de artes, rodas de conversas, rolê fotográfico, contações de histórias, dentre outras atividades.