Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/11/2022 06h30

Foto: Divulgação 

Campanha Natal Solidário

A Campanha Natal Solidário, promovida pela Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), lança campanha de arrecadação de donativos que serão entregues para instituições carentes em toda a Bahia.

Além de alimentos não perecíveis, também podem ser doados brinquedos novos, materiais de higiene e limpeza, e roupas. As entregas podem ser realizadas nos postos presenciais, além da possibilidade de doar valores em dinheiro via pix, para a Liga do bem: 35.759.019/0001-09.

As doações podem ser feitas no edifício Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, e em todas as unidades do Sesc e Senac na Bahia. Para localizar o posto mais perto, basta acessar o site da Fecomércio.

Os donativos serão distribuídos entre entidades baianas, que dão assistência a crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Alertas de desastres naturais

Alertas de desastres naturais para brasileiros já podem ser enviados por WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar. As mensagens são disparadas pelas equipes de Defesa Civl dos estados e municípios por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensagens privadas que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em automação de comunicações.

Atualmente, alertas já são enviados por SMS pela plataforma Telegram, TV por assinatura ou pelo Google. Segundo a Defesa Civil nacional, o objetivo do envio de mensagens é “desenvolver a percepção de risco pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves”.

Podem ser enviadas orientações como: “Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo”. A parceria entre as entidades antecede o verão, período em que fortes chuvas podem provocar alagamentos e deslizamentos de terra.

Doações voluntárias de sangue

Para incentivar as doações voluntárias de sangue, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberá, nos dias 16 e 17 de novembro, a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O Hemóvel ficará estacionado em frente à entrada principal do hospital para coleta de sangue e cadastro de medula óssea, das 8h às 17h.

Com a ação, a Agência Transfusional do hospital (AT-HGRS) busca melhorar o nível do estoque de bolsas de sangue. Dessa forma, é possível otimizar o cronograma de cirurgias, avançar o tratamento de pacientes que precisam de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência.

Além do Hemóvel, outra ferramenta disponível para ajudar o HGRS é a doação para o cadastro de número 0106, que leva o nome "Amigos do Roberto Santos". No momento da doação, em qualquer unidade da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br), o doador voluntário pode informar aos profissionais que tem interesse em fazer a doação para o hospital.

Personalidades negras são homenageadas

O Museu da Imagem e do Som (MIS) está homenageando em novembro, mês da Consciência Negra, 81 personalidades negras em uma megaexposição coletiva de grafites. As obras, realizadas por 81 artistas da periferia de cidades paulistas, estão expostas na sede do museu. Reproduções dos trabalhos estão espalhadas por quase uma centena de espaços culturais paulistas, como o Museu Afro Brasil, o Memorial da América Latina, e as Fábricas de Cultura.

A exposição faz parte da programação da Virada da Consciência Negra, composta por 220 atividades nos museus, bibliotecas, teatros, Fábricas de Cultura e instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Entre as personalidades negras homenageadas está Emanoel Araújo, fundador, diretor e curador do Museu Afro Brasil, falecido no último dia 7 de setembro, reconhecido por defender, valorizar e dar visibilidade à produção afro-brasileira nos mais diversos campos. Também é homenageada a cantora Elza Soares, falecida no início do ano, e referência da música negra.

Doce Friday

A data promocional mais aguardada do comércio está chegando e a Brasil Cacau entra na campanha com a sua Doce Friday, que dará descontos de 20% em itens selecionados.

Contudo, para esquentar as vendas e agradar o consumidor, a Brasil Cacau selecionou mais de 30 itens para serem promocionados antecipadamente, entre eles estão: mais de 20 sabores de tabletes, dindas e itens da famosa linha Gato Mia.

Além disso, alguns produtos da linha Bem Me Faz, perfeitos para quem segue dietas com restrições de açúcares ou glúten também farão parte desse esquenta.

A promoção é válida até o dia 18 de novembro em todos os canais de venda da marca:  lojas físicas da marca pelo Brasil (são mais de 400 lojas), site oficial e nos apps de delivery, Rappi e Ifood.

"Ancestral"

O grupo Sertanília fará um show comemorativo dos 10 anos de lançamento do seu primeiro álbum, "Ancestral", nesta quarta-feira (16), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). O repertório traz músicas autorais que marcaram a trajetória do grupo, além de releituras, já conhecidas pelos fãs, de artistas como Elomar e Lenine.

Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), estão à venda no sympla e na bilheteria do TCA. O show tem produção executiva de Edmilia Barros e conta com apoio do Teatro Castro Alves.

Trazendo um formato mais intimista e lírico, o Sertanília se apresenta em sua formação original: Aiace (voz), Anderson Cunha (violas) e Diogo Flórez (percussão), acompanhados por Jalmy (violão), Letícia Ferreira (violoncelo) e Alexandre Vieira (contrabaixo).

Portugal facilita a entrada de pessoas

Em vigor desde o dia 30 de outubro, as novas regras na lei de estrangeiros em Portugal facilitam a entrada de pessoas que pretendem morar no país.

Os estudantes estrangeiros que quiserem obter visto de residência terão, a partir de agora, seu processo analisado e aprovado em menos tempo – em média, dois meses, em comparação ao modelo anterior.

A facilitação nos processos de visto também valerá para os cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que inclui o Brasil.

Mas a alteração mais significativa foi a criação do visto para estrangeiros que buscam emprego em Portugal. Para morar lá, o visto terá validade de 120 dias, podendo ser estendido por mais 60 dias.

A pessoa terá que comprovar renda para se manter no país no período de busca por emprego, além de outros requisitos.

Outras informações sobre as categorias de visto, documentos e formas de obtenção podem ser conferidas no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros do governo português.