Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

21/11/2022 06h36

Foto: Divulgação

Mobilidade Urbana

A capital baiana irá sediar, entre esta segunda-feira (21) e quarta-feira (23), uma série de eventos de âmbito nacional na área de Mobilidade Urbana. A abertura dos encontros será durante a realização da 113ª Edição do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que acontece no Hotel Wish. O encontro, que será realizado pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), vai reunir gestores e técnicos da área de todo o país, com o objetivo de trocar experiências e buscar novas soluções para a mobilidade nos centros urbanos.

Em paralelo ao Fórum, também nesta segunda-feira (21), acontece o Tumi Day. O evento será realizado pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (Tumi), e reunirá representantes das cinco cidades brasileiras escolhidas pela iniciativa para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte.

Já na terça e quarta-feira (22 e 23) acontecem as reuniões do grupo Qualionibus, nas quais várias cidades e entidades que se reúnem para discutir diversas temáticas a respeito do transporte coletivo, tais como combate ao assédio sexual, financiamento, mobilidade e gênero, entre outros.

Semana Nacional do Doador de Sangue

Para homenagear aqueles que doam sangue para salvar vidas e conscientizar sobre a necessidade de as pessoas fazerem a doação regularmente, a Fundação Hemoba promove a Semana Nacional do Doador de Sangue, desta segunda-feira (21) ao próximo domingo (27).

O tema da iniciativa é "Torcida pela vida: sua doação já é gol!", em alusão à Copa do Mundo, que começou no domingo (20).

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população pratiquem este ato solidário. As doações constantes são essenciais para manter os estoques e atender a demanda de pacientes das unidades hospitalares.

A Semana Nacional de Doação ocorrerá nas unidades de coletas da Hemoba na capital e no interior. O Hemóvel (posto móvel de coleta de sangue), que funciona no Salvador Norte Shopping, estará na próxima terça (22) no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Centro de Convenções de Salvador.

Na quarta (23) e quinta (24), ficará no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA), e na sexta (25) e sábado (26), voltará a atender no shopping. Já o Hemóvel do Salvador Shopping permanecerá em operação no mesmo local. 

Bahia Avança

Com a missão de construir um estado mais próspero e influenciar positivamente na agenda do empresariado baiano, a Amcham Salvador lança nesta segunda (21), a 4ª edição do projeto 'Bahia Avança'. Entendendo que o estado é a chave econômica para a transformação do país por meio do estímulo dos três maiores pilares do PIB baiano, a conferência vai reunir no auditório da Fieb - Federação das Indústrias da Bahia, às 8h, empresários e lideranças corporativas em agronegócio, mineração e energia. 

Com abertura conduzida pela Cônsul chefe do setor político e econômico dos Estados Unidos para o Brasil, Sofia Khilji, o encontro já tem presença confirmada do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Guilherme Moura; a COO do Franciosi Agro, Ana Paula Franciosi; o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antônio Carlos Tramm; o vice-presidente de operações Brazil & Argentina da JMC Yamana Gold, Sandro Magalhães; o diretor de operações e desenvolvimento da Bahia Mineração, Gustavo Cota; o CEO da Ero Brasil Caraíba, Marcos Graciano; o Diretor da Absolar, Santiago Gonzalez; o diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica; Riomar Jorge, o jornalista e economista; Armando Avena, o Superintendente de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Celso Rodrigues e o CEO da VOLTXS; Luiz Carlos Alves Lima.

Visitante na Bahia no Verão

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador estima que o crescimento de visitantes durante o período de Verão chegue em até 10% ao mês, entre dezembro de 2022 e março de 2023. 

Esta projeção indica que cerca de 3,4 milhões de turistas devem visitar Salvador durante o próximo verão, sendo superior em relação ao mesmo período do ano passado em, aproximadamente, 16%.

Vacinação contra covid-19

A campanha de vacinação contra covid-19 prossegue em Salvador nesta segunda-feira (21), das 8h às 16h, com a aplicação da 1ª à 5ª doses. 

A prefeitura da capital baiana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que a 5ª dose de reforço continua sendo disponibilizada exclusivamente para imunossuprimidos, inclusive, grávidas e puérperas com 18 anos ou mais.

Para ter acesso, é necessário que o nome conste na lista do site da SMS. Ainda para o grupo de imunossupressos, a 4ª dose também segue sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais também com a obrigatoriedade do nome na lista do site da SMS. 

A mobilização inclui também a aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema 'Liberou Geral' - ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.

Cartilha do Balcão Único

Visando esclarecer dúvidas a respeito do processo de abertura de empresas em Salvador, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) disponibilizou a cartilha do Balcão Único. A página, que contém perguntas e respostas sobre o tema, faz parte de um conjunto de ações que visa fomentar o ambiente de negócios e a competividade na cidade.

A cartilha possui cerca de 59 esclarecimentos sobre viabilidade locacional, Documento de Arrecadação Municipal (Dam), Microempreendedor Individual (Mei), Regime Simplificado Simples Nacional, autônomos, sistemas Redesim e Regin, e empresas localizadas fora do município de Salvador.

Para visualizar a cartilha, basta acessar o site da Sefaz. Além das 59 respostas, o contribuinte conta com um formulário voltado para o encaminhamento de mais perguntas pertinentes para a sociedade.

Melhores praia do Brasil

A praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), é a melhor praia do Brasil, segundo pesquisa da agência de turismo Booking.com, realizada através da entrevista de 1.206 pessoas.

A líder do ranking nacional também já foi eleita cinco vezes a melhor do mundo, em eleição do site internacional de viagens Trip Advisor. O levantamento divulgou a lista das cinco praias preferidas no Brasil.

Quatro dessas estão no Nordeste:

  1. Praia do Sancho, Fernando de Noronha (PE);
  2. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara (CE);
  3. Praia de Muro Alto, Ipojuca (PE);
  4. Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ);
  5. Praia de Antunes, Maragogi (AL).

A pesquisa também quis entender quais estados litorâneos são mais buscados pelos turistas, já que praias costumam ser os destinos mais reservados durante o ano. O Nordeste dominou novamente o ranking:

  1. Ceará;
  2. Alagoas;
  3. Bahia;
  4. Maranhão;
  5. Pernambuco.